sexta-feira, 30 de julho de 2010

Protesto contra a violência reúne centenas em Maringá


Comerciantes da Zona 36 fecharam as portas para reivindicar a instalação de um módulo policial no bairro e maior atuação da polícia

Centenas de moradores e comerciantes da Zona 36, que engloba vários bairros na região leste de Maringá, realizaram na tarde desta quinta-feira (29) uma manifestação contra o aumento da violência. Somente este ano foram registradas mais de 40 assaltos no comércio e casas da localidade. A passeata, que teve início na Avenida Osires Guimarães seguiu até a Avenida Guaiapó.
A população foi para rua com faixas, cartazes e fazendo muito barulho. Entre as reivindicações apresentadas pela comunidade está a instalação de um módulo policial no bairro e maior atuação da polícia. Além disso, os manifestantes pediram pela ampliação do efetivo policial de Maringá e pelo o desenvolvimento de políticas públicas para crianças, adolescentes e jovens, a fim de que eles não entrem para o crime.Entre os participantes da passeata estava o presidente do Conselho de Segurança de Maringá (Conseg), coronel Antonio Tadeu Rodrigues, que reconheceu o aumento de assaltos e roubos. "Realmente, aqui houve um acréscimo destes casos e isso tem nos preocupado muito. Acredito que falta mais investimentos sociais como escola em tempo integral. Temos muito jovens desocupados nas ruas, campo propício para o envolvimento com as drogas”, afirmou.
Vários comerciantes da região (que conta com aproximadamente 33 mil habitantes) fecharam as portas de seus estabelecimentos em apoio ao protesto. Muitos deles sofreram vários assaltos nos últimos meses. Segundo o presidente da Associação de Moradores do Jardim Atlanta, do Conjunto Itatiaia e do Jardim Ibirapuera, Clóvis Trentin, um supermercado da região chegou a ser assaltado três vezes em duas semanas. “Os comerciantes estão até trabalhando de portas fechadas. A segurança está um caos.”
Polícia não deve fazer trabalho específico na Zona 36
A reivindicações da comunidade foram avaliadas pelo 4º Batalhão da Polícia Militar (4ºBPM) na tarde desta quinta-feira (29), durante uma reunião. Apesar de toda mobilização no bairro, a polícia informou que não fará nenhum trabalho específico na região da Zona 36, mas sim operações por toda a cidade.
O oficial de comunicação social do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente Alexandro Gomes, afirmou que o patrulhamento ocorre diariamente em todo o município. No caso da Zona 36, existe uma viatura somente para atender aos bairros que a compõem. “O patrulhamento acontece, mas as pessoas podem não ver porque estão trabalhando”, diz. “Quanto ao aumento do efeito, isso não depende do batalhão, mas, sim, do governo.”
Entre os bairros que integram a Zona 36, o 4º BPM informa que o Jardim Liberdade teve 23 roubos; o Jardim América, 17 roubos; e o Conjunto Itatiana, apenas um, entre 1º de janeiro e 29 de julho de 2009. Os mesmos bairros registraram, respectivamente, 33, 21 e três, no mesmo período deste ano. “Houve um aumento, mas não foi significativo”, diz Gomes. “Entre 1º de janeiro e 29 de julho de 2009, registramos 142 só na Zona 1.”
Gazeta doPovo

Nenhum comentário: