sábado, 6 de novembro de 2010

Começa a maratona do Enem em todo o Brasil

O Enem tem hoje o primeiro dia de provas, com 228.491 estudantes paranaenses inscritos. No total, são 4.611.441 alunos aptos a realizar o teste em todo o Brasil. Em 2009, 4,1 milhões de alunos se inscreveram, mas apenas cerca de 2,6 milhões fizeram a prova. O Enem se estende até amanhã. O início das provas é às 13 horas do horário de Brasília.

Os inscritos no exame concorrem a 83 mil vagas em 83 instituições federais de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que destina vagas em instituições federais apenas com base na nota do Enem.

No Paraná, a UTFPR aderiu completamente ao Sisu, sendo o único meio de seleção de alunos ingressantes na instituição, que aboliu o vestibular. Já a UFPR reserva 10% das vagas para o Sisu, com os outros 90% sendo destinados para os aprovados no vestibular regular da Universidade.

Além de servir para o ingresso em Universidades Federais, o Enem tem outras utilidades. A nota no exame pode ser usada para seleção total ou parcial de vagas em outras universidades, públicas ou privadas, e também serve como critério para concessão de bolsas no Pró-Uni.

O Enem ainda pode ser usado como certificação do Ensino Médio, com 25.280 paranaenses realizando a prova com este fim, além de ter a função de índice para o desenvolvimento de estudos sobre a educação brasileira.


Língua estrangeira

A edição do Enem deste ano é a primeira que terá questões de língua estrangeira. As perguntas serão de inglês ou espanhol, de acordo com a escolha do estudante. Outra novidade fica por conta da proibição do uso de lápis na resolução das questões.

Segundo o MEC, nos anos anteriores alguns alunos usavam o lápis, permitido para rascunhar, para marcar o cartão de respostas, o que impossibilitava o funcionamento do leitor ótico.

Para comparecer ao exame, o estudante deve levar obrigatoriamente documento de identificação original, o cartão de confirmação de inscrição e caneta esferográfica preta.


Leitura

Para o diretor do Colégio Nobel de Maringá, Arnaldo Antônio Piloto, a prova do Enem é pouco curricular, exigindo mais capacidade de leitura e interpretação de texto dos estudantes.

"Ao longo dos anos, essa é a característica do Enem que se manteve", afirma. Segundo ele, os colégios precisam se adaptar, desenvolvendo habilidades analíticas no aluno e estimulando leituras que reflitam a atualidade. "Damos autonomia para o aluno aprender a se virar."


Serviço
O aluno pode conferir o endereço do local da prova acessando o site www.inep.gov.br. É necessário informar o CPF e a senha

O Diario

Nenhum comentário: