terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dilma levará a mãe para morar com ela no Planalto


Dilma Rousseff não é apenas a primeira mulher eleita como presidente. Ela também será uma das poucas que não terá um “primeiro-cavalheiro”, se é que podemos usar esse termo para o marido de uma chefe de  governo. Dilma foi casada durante três décadas com Carlos Franklin Paixão Araújo, de 71 anos, com que tem teve a filha Paula. Até hoje os dois são amigos.
Para morar com ela no Palácio do Planalto, Dilma levará a mãe, Dilma Jane Rousseff, ou Dona Jane, de 86 anos. O pai de Dilma, o búlgaro naturalizado Pedro Rousseff morreu em 1962 e desde então, ela sempre cuidou da mãe – mesmo à distância.
Dona Jane costuma dizer que Dilma é ela e que sua filha é a Dilminha. Em uma entrevista recente a TV Brasil, Dona Jane disse que Dilma jamais chegou a sonhar em ser presidente da República e foi o presidente Lula que a “foi puxando para cargos mais altos”.  Mesmo com a vitória da filha, Dona Jane manteve sua pacata rotina no bairro São Luís, em Belo Horizonte (MG). Dona Jane, dona de casa, é uma octogenária elegante,sempre com seu batonzinho e o cabelo arrumado. Ela disse que Dilma como filha nunca lhe deu trabalho e que ela como mãe, nunca se meteu nas vida política de Dilma. Durante a prisão, ela sempre procurava visitar a filha e afirma que nunca falavam sobre a tortura.
Fiquei pensando em como deve ser solitária a vida dentro de um palácio, principalmente para quem não tem filhos e um companheiro por perto. Talvez se eu morasse num lugar assim, levasse também os meus pais para morar comigo. Nos momentos mais difíceis, e certamente eles virão no governo Dilma, nada como um aconchego de mãe.

Nenhum comentário: