sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Dono de circo promovia lutas entre crianças em Arapongas

No interior de um circo, instalado em Arapongas, Norte do Paraná, foram filmadas crianças, com média de 10 anos de idade, se enfrentando com luvas de boxe. As imagens foram divulgadas pelo telejornal Paraná TV 2ª Edição desta quinta-feira (25). No vídeo, o dono do Circo Vassourinha, de Jandaia do Sul, José Leite Campos, narra as brigas e incentiva a pancadaria.
Segundo Campos, esse tipo de luta é promovida sempre por onde o circo passa. “Nunca afetou nada”, disse em entrevista ao repórter Wilson Kirsche, da TV Coroados. Quando questionado se as lutas machucariam as crianças, o dono do circo negou e disse que tudo faz parte de uma brincadeira. “Isso aí é esporte também, é cultura”. Ele garantiu que possui autorização dos pais para promover as brigas.
 Após uma denúncia, os representantes do Conselho Tutelar de Arapongas foram até o circo e orientaram o dono a parar com as lutas. “Ele está ciente que esses quadros não serão mais permitidos aqui no município de Arapongas”, afirmou o membro do Conselho, Júlio César Luiz.
O promotor da Infância e Juventude de Arapongas, Élcio Sartori, viu as imagens da briga e ficou chocado. “Parecia uma rinha de criança, porque é um palco com as crianças se agredindo ali”, disse em entrevista ao PRTV.
De acordo com a reportagem, o Ministério Público (MP) já pediu abertura de inquérito para investigar o caso. O dono do circo pode responder processo por expor menores sem autorização da Justiça e por eventuais lesões corporais nas crianças. Os pais dos menores, se identificados, também terão que dar explicações a um juiz.Gazeta do Povo

Nenhum comentário: