quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Gaeco prende delegado e policiais civis

O delegado Joaquim Antonio Figueira, chefe da Subdivisão Policial de Laranjeiras do Sul, quatro policiais e mais dois servidores públicos ligados à polícia civil da região foram presos nesta quinta-feira, 11 de novembro, pelo GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado.

Eles são acusados, pelo Ministério Público Estadual, por crime de corrupção passiva. Uma arma de fogo ilegal, dinheiro e diversos documentos também foram apreendidos durante a operação. De acordo com as investigações, o delegado e mais dois agentes públicos teriam recebido propina, dentro da delegacia de Laranjeiras do Sul, para liberar o motorista de um caminhão carregado de contrabando de cigarro.
Segundo o Gaeco, os outros policiais presos, também teriam recebido vantagem indevida para soltar uma pessoa detida e presa ilegalmente por eles no interior do município de Nova Laranjeiras. A ação ocorreu simultaneamente em Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Rio Bonito do Iguaçu, Cascavel e Foz do Iguaçu. A operação resultou de duas ações penais contra os agentes públicos.
Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos pelos integrantes dos Núcleos Regionais do Gaeco de Guarapuava, de Curitiba, de Cascavel e de Foz do Iguaçu, juntamente com as Promotorias de Justiças de Laranjeiras do Sul e com a Corregedoria-Geral da Polícia Civil.
O Gaeco é o braço do Ministério Público do Estado do Paraná que trata do combate ao crime organizado e do controle externo da atividade policial. O grupo é composto por policiais civis e militares e por integrantes do MP-PR – Procuradores e Promotores de Justiça – que são os responsáveis pela coordenação das ações.
Da Assessoria de Imprensa do MP
O Diario

Nenhum comentário: