sábado, 27 de novembro de 2010

Globo acaba com o Casseta & Planeta

A CGCom (Central Globo de Comunicação) informou ao R7 que o Casseta & Planeta, Urgente! chegará ao fim no dia 21 de dezembro, data em que a última edição do programa irá ao ar. A atração foi exibida por 18 anos seguidos.

Segundo a emissora, a decisão foi tomada em conjunto entre a direção da Globo e os humoristas, que vão se dedicar a um novo projeto ainda não definido.

A Globo informou que todos os integrantes do grupo humorístico permanecem contratados da emissora carioca.

Segundo a colunista de O Globo Patrícia Kogut, a equipe do programa foi avisada do fim do humorístico na tarde desta sexta (26).


Programa surgido a partir da união de humoristas que atuavam em dois jornais marginais cariocas da década de 1980, o Casseta Popular e o Planeta Diário, o programa Casseta & Planeta estreou em 1992, como uma aposta arriscada do então diretor geral da Globo, José Bonifácio de Oliveira, o Boni. Mas que deu certo.

Durante anos, o humorístico foi visto como algo inovador e irreverente, com uma linguagem de comédia até então nunca vista na TV. Razão de seu sucesso não só no Ibope como também de licenciamentos comerciais da marca Casseta & Planeta. Um duro golpe para o grupo foi a morte de Bussunda, o mais carismático deles, durante a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha, em 2006.

Para o especialista em televisão da USP (Universidade de São Paulo) Claudino Mayer, o elenco acertou em tomar a decisão de extinguir o programa.

- Como artistas que criam, eles perceberam que o formato se esgotou. Todo produto televisivo tem seu desgaste natural. O programa teve momentos excelentes no começo, mas, com o tempo, veio num caminho de declínio, porque não se renovou.

O especialista recorda que o programa foi, aos poucos, perdendo o frescor dos primeiros tempos.

- No começo, o Casseta & Planeta era um jornal diário de humor escrachado, que chamou a atenção de todos com o deboche do mundo político, social e artístico. Hoje em dia, está muito voltado à sátira de novelas ou às participações especiais. Não causa mais tanto impacto.

Os humoristas postaram uma mensagem no site do grupo, nesta sexta (26). Eis a nota na íntegra:

"As Organizações Tabajara informam:

O programa Casseta & Planeta, Urgente! entrará em férias coletivas a partir de 22 dezembro de 2010. O grupo Casseta & Planeta permanece unido e coeso em torno dos mesmos ideais e retornará às suas atividades normais em 2011, totalmente rejuvenescido, botocado e siliconado.

Agradecemos a todos os nossos fornecedores, colaboradores, clientes, telespectadores e credores.

Um beijo no caveirão !

CASSETA & PLANETA"

R7

Nenhum comentário: