quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Mangas com 'chifres' viram atração em município no interior de Rondônia

A colheita de mangas com formatos diferentes do comum tem chamado a atenção de habitantes de Pimenta Bueno, no interior de Rondônia. Encontradas no quintal da casa de um morador, as frutas desenvolveram uma espécie de "chifre".
As mangas foram fotogradas nesta semana por Omégeni Ramos, de 34 anos, que nasceu em Pimenta Bueno e trabalha como jornalista há 4 anos no "Correio Pimentense". "Ligaram para avisar e cheguei lá correndo. O rapaz que ficou com a manga tem uma loja de moto e as pessoas vão até lá só para ver a fruta", diz ele.
Segundo Ramos, a manga que mais chamou a atenção tinha dois "chifres", mas outras frutas de um "chifre" só também estavam na mesma árvore. "Havia mais umas 6 com um 'chifre' só. Tirei foto e peguei uma pra mim. Quero dar um jeito de guardar para depois colocar em algum museu, mas manga, mesmo se você congelar, ela estraga do mesmo jeito", diz.
A aproximadamente 480 quilômetros da capital, Porto Velho, Pimenta Bueno tem cerca de 33 mil habitantes, segundo dados de 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A produção de manga no município rendeu 9 toneladas do produto em 2009, segundo o IBGE. A colheita da fruta fica atrás da produção de banana, cacau, goiaba, limão, mamão, tangerina, maracujá, palmito e laranja.
Se você vive ou viajou para a Amazônia e tem denúncias ou ideias para melhorar a proteção da floresta, entre em contato com o Globo Amazônia pelo e-mail globoamazonia@globo.com . Não se esqueça de colocar seu nome, e-mail, telefone e, se possível, fotos ou vídeos. G1

Nenhum comentário: