quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Guias do IPTU começam a ser distribuídas a partir de segunda-feira


Os Correios iniciam na próxima segunda-feira (2) a distribuição das novas guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os contribuintes de Maringá. Serão entregues duas guias, sendo uma para pagamento à vista (com desconto de 15% para taxas quitadas até 20 de janeiro e de 10% até 10 de fevereiro) e para o pagamento da primeira prestação em caso de parcelamento.
Segundo o diretor tributário da Secretaria de Fazenda, Nelson Pereira da Silva, serão distribuídos 126,5 mil carnês em 2011, uma elevação de 2% em relação ao emitido este ano. As entregues acontecem até o dia 17 de janeiro. Após esse prazo, quem optou por pagar parcelado ou quem não recebeu a guia de recolhimento deve procurar a Praça de Atendimento da Prefeitura ou retirar a segunda via pela internet, no site da prefeitura na seção de serviços online.

Reajuste de 4,18%
Silva explicou que o reajuste no imposto será de 4,18%, seguindo a inflação. “Fizemos a atualização monetária pelo Índice de Preço Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA-15) , que é a variação entre janeiro e dezembro de 2009”, explicou. Outras mudanças no valor dependem de ampliações ou reduções realizadas nos imóveis.
Os interessados em requerer a isenção do imposto podem solicitar o benefício na Secretaria de Assistência Social, que vai estudar os casos. De forma geral, as famílias que têm apenas um imóvel, ganham até três salários mínimos ou cujo IPTU não ultrapassa R$ 30, poderão ser liberadas do pagamento. Outros casos como doenças devem ser analisados. Gazeta do Povo

Nenhum comentário: