quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

José Alencar deixa UTI e é encaminhado para quarto


O vice-presidente da República José Alencar saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e foi encaminhado para o quarto por volta das 16h desta quinta-feira (30). A transferência foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital às 16h50.
Alencar está internado na UTI desde quarta-feira (22) por causa de uma hemorragia intensa, o que o levou a perder dois litros de sangue.
Pouco antes das 16h, um boletim médico com horário das 15h45 informou que Alencar permanecia na UTI. Dizia também que "o sangramento intestinal permanece controlado, até o momento, e o paciente está se recuperando, com quadro estável".
Réveillon no hospital
No início da tarde, os médicos afirmaram que o vice-presidente vai passar o réveillon no hospital. Segundo o cardiologista Roberto Kalil, Alencar deve receber a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva depois da cerimônia de posse de Dilma Rousseff.

"O presidente me disse que vai sair da posse e vir para cá antes de ir para São Bernardo", afirmou o médico nesta quinta. Segundo Kalil, o estado de Alencar permanece estável.
Posse em Brasília
Mais cedo, o médico Paulo Hoff comentou a vontade de Alencar em participar da posse em Brasília, mas defendeu a permanência do vice-presidente no hospital. "Não fazem nem 48 horas que o sangramento foi tratado. Neste momento, ele ainda não tem condições e é improvável que nas próximas 24 horas tenha melhora tão dramática que permita uma viagem", disse o médico.

Na quarta-feira (29), Hoff já havia praticamente descartado a hipótese de o vice comparacer à solenidade de posse da presidente eleita Dilma Rousseff, desejo manifestado por Alencar.
Ele explicou as razões médicas para que o vice não viaje de avião. "A pressurização do avião pode colaborar para um novo sangramento. Este é um momento cívico muito importante para o país e principalmente para ele. A vontade de estar na posse é perfeitamente compreensível, mas o mais importante que estar lá é ele estar bem. Ele tem essa consciência."
O médico disse ainda que, se Alencar seguir com a melhora do quadro clínico, poderá retomar o tratamento contra o câncer na próxima semana. "Ele precisa estar bem cicatrizado da cirurgia da semana passada. Se isso acontecer, poderemos retomar o tratamento quimioterápico", afirmou Hoff.
Segundo o médico, o procedimento realizado em Alencar nesta terça-feira (28) também é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "É um procedimento caro, bastante tecnológico e sofisticado, mas que também é feito, por exemplo, no Hospital das Clínicas, pelo SUS."

Nenhum comentário: