sábado, 29 de janeiro de 2011

Maringaense representa Brasil no Campeonato Europeu de Jiu-jitsu

O maringaense Rui Pedro da Cruz Venâncio tentará trazer o título do Campeonato Europeu de Jiu-jitsu, no próximo domingo (30), para o Brasil. Ele está desde quinta-feira (27) em Portugal, sede do evento, onde terá de vencer pelo menos três lutadores, para ser campeão. Se isso acontecer, será a segunda vez que ele sobe no pódio do concurso – em 2004, ele conquistou o segundo lugar.
A história entre Venâncio e o jiu-jitsu começou há 17 anos. Depois de ser congratulado com o título de mestre em caratê, ele foi fazer uma aula da luta e não parou mais. De lá para cá, treinou até conquistar a faixa preta, tornou-se professor e abriu até uma academia na cidade. A opinião dele sobre o esporte é bem sólida. “Jiu-jitsu significa arte suave”, diz. “É uma luta que nem sempre fere, porque o lutador pode dar três tapinhas no adversário, obrigando-o a parar.”

A mulher do maringaense, a supervisora de RH Sirlei Barela Venâncio, 39 anos, conta que a casa deles é cheia de troféus e medalhas. “A frustração dele é ter uma mulher como eu, que não entende muito de jiu-jitsu”, diz, rindo. “Eu não quis praticar essa luta, mas acho que minha filha de 4 anos pode entrar nesse caminho.” Apesar de não conhecer muito da luta, ela dá todo o apoio ao marido.
Entre os prêmios que o lutador exibe nas prateleiras da própria casa estão os troféus de terceiro lugar na categoria peso médio e o segundo lugar na absoluta no mundial, realizado no Rio de Janeiro, em 2003, e os dez que já conquistou do Campeonato Paranaense de Jiu-jitsu. 

Nenhum comentário: