sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Aeronave faz pouso forçado no distrito de Aquidaban em Marialva

Uma aeronave do Aeroclube Regional de Maringá fez um pouso forçado em uma plantação de soja no distrito de Aquidaban, em Marialva (a 33 Km de Maringá), no final da tarde desta quinta-feira (10). A informação inicial era de que o monomotor prefixo PP-HCP teria sofrido uma queda.
Piloto e aluno faziam um voo de instrução quando o motor sofreu uma pane ao atingir 2.500 pés, o equivalente a 600 metros. Ao perceber o problema,  instrutor Douglas Fagotti, 27 anos, reassumiu o contole da aeronave e conseguiu planar até uma lavoura de soja da Chácara Bom Jesus, onde fez um pouso forçado.
Uma equipe da Defesa Civil de Marialva foi acionada para atender a ocorrência às 18h40 e chegou a ir no local do acidente. Fagotti, que tem pouco mais de um ano de experiência como piloto, sofreu apenas uma escoriação no braço direito. O aluno Victor Hugo de Oliveira, 19 anos, saiu ileso. Essa era a sexta hora de voo do rapaz.
O dono da chácara, Valdemar Maia, 68 anos, conta que ouviu o barulho do pouso. Ele estava acompanhado de dois filhos e dois funcionários em um barracão a 300 metros do local do acidente e correu para ajudar possíveis vítimas.
"Quando chegamos os dois já estavam foram do monomotor", relata o agricultor, que estima um prejuízo de R$ 1,5 mil por conta da perda de 20 a 30 sacas com os estragos causados na lavoura. "Quem vai pagar os estragos? Ninguém tira o avião daqui enquanto não falar comigo!", revoltou-se.
Equipes do Aeroporto Regional de Maringá estão no local trabalhando na remoção do monomotor. A área foi isolada para conter os inúmeros curiosos e as asas da aeronave deverão ser retiradas para facilitar o transporte.
Esse é o primeiro acidente registrado em 20 anos de atividade do Aeroclube de Maringá.Rosângela Gris

Nenhum comentário: