quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Implantaçao da 4° faixa elevada em Maringá

A Avenida Pedro Taques, esquina com a Rua Santo Antônio, foi a escolhida pela Secretaria de Transportes (Setran) para a implantação da quarta faixa elevada em Maringá. A previsão é que a obra seja finalizada ainda esta semana.De acordo com secretário de Transportes Walter Guerlles, a escolha dos locais que irão receber o mecanismo de segurança segue critérios técnicos. "Há todo um estudo de nossos engenheiros de tráfego para verificar se a via realmente necessita da faixa elevada", aponta.
Guerlles afirma que as faixas são instaladas em locais com grande fluxo de veículos e de pedestres para equilibrar situações: os veículos diminuem a velocidade, e há tempo suficiente para as pessoas passarem. "Apesar de recebermos muitas solicitações só vamos implantar as faixas em vias específicas".
De acordo com o secretário, a instalação da faixa elevada já podia ter sido concluída, mas acabou atrasando devido às chuvas. "Dependendo do tempo, em dois ou três dias fica pronta", explica.
A faixa de pedestre elevada tem 7 metros de comprimento por 13 centímetros de altura, e funciona como uma pequena rampa que obriga os motoristas a reduzirem a velocidade e dar passagem ao pedestre. A faixa da Pedro Taques está em fase de implantação e deve ser totalmente liberada para uso ainda esta semana.
Segundo o secretário, as novas faixas, trazidas pela Setran e instaladas na cidade no final do ano passado, recebem elogios da população, principalmente os pedestres."A faixa elevada foi feita pensando nos pedestres, eles são a prioridade. Estamos satisfeitos com a aceitação da população, inclusive os motoristas, e até o final deste ano pretendemos instalar mais 12 faixas elevadas na cidade, desde que se consiga viabilizar critérios técnicos e a escolha do local".
Além da Avenida Pedro Taques, a Setran já instalou as faixas elevadas nas avenidas Mandacaru, São Paulo e Guedner.
Ainda segundo Guerlles, o custo de instalação de cada faixa elevada gira em torno de R$12 a R$14 mil, incluindo os dois lados da via.Larissa Ayumi Sato

Nenhum comentário: