quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Padre promete multar noivas que se atrasarem

Igreja repleta de convidados. Padre, noivo e padrinhos a postos, mas nada de a noiva chegar. Para acabar com situações como essa, o padre Roberto Carrara, da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana, Norte do estado, resolveu multar em R$ 500 as noivas que se atrasarem sem justificativa.
O sacerdote disse que tomou a medida depois que uma noiva atrasou em uma hora o início da celebração do matrimônio, mesmo afirmando, dias antes do casamento, que chegaria na hora marcada. A decisão de multar as “atrasadinhas” foi comunicada à comunidade nas missas realizadas no último domingo (6), sendo aprovada por unanimidade. “Na última [missa], com mais de 1,3 mil fiéis, fui aplaudido em pé. Muitos convidados já haviam reclamado também”, afirmou o padre. O dinheiro será usado para pagar dívidas da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, onde ele celebra missas há mais de 27 anos.
Segundo ele, pequenos atrasados, de até 10 minutos, serão tolerados. Casos em que familiares ou os noivos passarem mal também receberão o perdão. “As noivas estão deixando de lado o principal da celebração, que é a benção de Deus, para chamar a atenção pelo atraso ou pela beleza da decoração”.
Padre Roberto está avisando os noivos da cobrança da multa. Com isso, o casal deverá deixar um cheque no valor da penalidade como garantia.
“Se tudo ocorrer no horário, o dinheiro será devolvido na hora, sem problemas. Só não posso ficar mais de duas horas exclusivo para um evento que dura, no máximo, 50 minutos. Os padres têm outros compromissos e outros casamentos para celebrar”.
Planejamento para evitar atrasos
Com 13 anos de experiência e 500 casamentos organizados, a promotora de eventos Patrícia Urizzi, de Londrina, afirmou que não haver atrasos o planejamento da festa é importante. Para ela, a noiva deve ter uma conversa franca com os pais e padrinhos para que todos cheguem no horário. “Planejar é importante, pois tem muitas noivas que acham que o padre está a disposição dela no dia do casamento e não é isso. Como trabalhamos com instituições religiosos, todos precisam saber que é necessário seguir as regras”, disse.
Para ela, o fato de a noiva ter grandes atrasos deixou de ser chique e passou a ser considerado falta de respeito com todos os envolvidos. Patrícia destacou que o elegante e fino é chegar no horário. “Passamos um ano planejando o evento para não ter imprevistos. Às vezes, um atraso muito grande é a única lembrança que os convidados vão levar da festa, mesmo que tudo tenha ficado lindo.”
A assessora de eventos Marylena Balbino, há 15 anos no segmento e com mais de 2 mil casamentos organizados, explicou que grande parte dos atrasados são provocados pelos salões de beleza. Para não haver atrasos, ela orienta as noivas agendarem, no máximo, horários para a mãe ou irmã no mesmo ateliê. “Tem aquelas que levam todas as madrinhas, com isso, acumula serviço e há atrasos. Também oriento as noivas a chegarem com pelo menos meia-hora de antecedência e pressionar o cabeleireiro para não atrasar.”
Outra dica da assessora é marcar no convite o horário do casamento com 15 minutos de antecedência. Se a cerimônia está marcada na igreja para começar às 19h30, no convite deve constar 19h15. “E respeitar esse horário, pois já vi convidados, que tinham outros compromissos, irem embora sem verem a entrada da noiva”, disse.Gazeta do Povo

Nenhum comentário: