terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Procon multa bancos que não instalaram biombos em Maringá


'O Procon começou a multar, na manhã desta segunda-feira (14), os bancos de Maringá que não instalaram biombos na área dos caixas, conforme exige lei municipal que visa proteger os consumidores. Das 20 agências visitadas até o fim da manhã, quatro foram multadas, em R$ 100 mil - o valor pode triplicar, em um mês, se o problema não for resolvido.
Entre os bancos considerados grandes, apenas a agência central do Banco Itaú não se adequou às normas exigidas, conforme o coordenador do Procon na cidade, Dorival Dias.O órgão deve continuar a fiscalização nesta tarde. A previsão é que, até o final do dia, 30% das 70 agências da cidade sejam fiscalizadas. Dias prevê que a fiscalização seja concluída até quarta-feira (16).
O Banco do Brasil e o Bradesco, que haviam solicitado orientação ao Procon, na semana passada, conseguiram atender às exigências municipais. Dias explica que as agências criaram biombos provisórios, dentro das normas, que devem ser substituídos definitivamente até o final do mês.
Lei dos biombos promete mais segurança
A lei, que foi sancionada em 3 de setembro do ano passado e publicada no Órgão Oficial do Município três dias depois, previa que as agências bancárias cumprissem o prazo em, no máximo 120 dias, após a publicação. No entanto, o Procon deu um prazo de mais 30 dias úteis para as agências, contando a partir de 7 de janeiro, data que venceu na sexta-feira (11).
O vereador, autor da lei, Heine Macieira (PP), conta que a ideia é garantir segurança aos clientes. “Não temos privacidade na hora de realizar operações bancárias, por isso, acontecem tantos assaltos a pessoas que saem dos bancos com dinheiro”, explicou.Gazeta do Povo

Nenhum comentário: