sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sindicato quer desonerar impostos do pão para diminuir preço

O sindicato das industrias da panificação começou uma campanha para tentar reduzir a carga tributária do pão francês. Ontem, empresários do setor de todo o Brasil fizeram um café da manhã com deputados e senadores em Brasília. Eles buscam apoio para um projeto de lei que desonera o pãozinho dos impostos. A redução no preço final do produto pode chegar a mais de 8%. O presidente do sindicato da panificação no Paraná, Vilson Felipe Borgmann, acredita que há boas chances para a desoneração. Ele afirma que a perda para o governo seria pequena, mas o ganho para a sociedade seria incalculável.

O percentual de redução pode variar de empresa para empresa ou de acordo com a região do país. O volume de impostos que incide sobre o pãozinho fica entre 4 e 8,7%. Se a redução for integral, o presidente afirma que o benefício não vai apenas para o bolso do consumidor. Os empresários também ganham e novos postos de trabalho também podem surgir.
O presidente reconhece que o preço do pão depende de outros fatores que podem alterar o valor pago pelo consumidor a qualquer momento. O preço do trigo, por exemplo, está em alta no mercado internacional, o que tem pressionado para que o pãozinho fique mais caro, mas ele acredita que a redução de impostos traria benefícios duradouros para o bolso do brasileiro.
Agora, o sindicato pretende mobilizar a população e manter contatos com os deputados e senadores do Paraná na busca de apoio ao projeto que está parado no Congresso Nacional.Joice Hasselmann

Nenhum comentário: