domingo, 24 de abril de 2011

Igreja Católica critica o tom comercial da Páscoa


Para a Igreja, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo e esse significado é assimilado por grande parte dos fiéis, mas muitos veem a data como uma oportunidade de aproveitar o feriadão.

Para dom Anuar Battisti, arcebispo de Maringá,
Páscoa é momento de reflexão, de celebrar os
princípios católicos
"Levados pelas motivações do consumismo mercadológico, Páscoa virou sinônimo de feriadão a ser aproveitado no desfrute de todas as delícias que a vida urbana moderna oferece. Claro que não é a visão cristã", observa o monsenhor Orivaldo Robles, sacerdote da Arquidiocese de Maringá.

Ele destaca que as pessoas têm consciência da data. "Uns mais, outros menos, todos experimentam a ressurreição gloriosa do Senhor. Quanto aos outros, - a maioria infelizmente – pouco se interessam e tanto lhes faz se a Páscoa celebrasse o aniversário do Coelho Maluco, de ‘Alice no País das Maravilhas’, não faria a menor diferença", assevera.
Robles reforça que todas as paróquias celebram a ressurreição de Cristo. "Páscoa é a festa bíblica instituída para celebrar a passagem de Deus pelo meio do seu povo, quando este vivia escravizado no Egito", completa. Neste domingo, a Catedral realizará missas às 9h30, 12h, 18h e 19h30.

Páscoa é vida nova
Dom Anuar Battisti> arcebispo de Maringá

O Diário - Como o senhor vê a celebração da Páscoa atualmente?
Existem duas linhas. A primeira é a daqueles cristãos que são mais conscientes e sabem do significado da Páscoa. A outra, é daqueles desse mundo capitalista e materialista. A Páscoa acaba se resumindo a chocolate, coelho, em símbolos comerciais e não religiosos.

O Diário - E a participação das pessoas nas celebrações?
Percebemos uma grande afluência e participação dos cristãos. Em nossas celebrações, as igrejas estão sempre lotadas e isso é um sentido de fé.

O Diário - O A Páscoa reforça a fé das pessoas?
Certamente. Páscoa é vida nova, é ressurreição, é fé, justiça, paz, fraternidade. É dizer não às drogas, à violência, não ao ódio. Páscoa não é só um final de semana, é todo dia. É um esforço contínuo de conversão, de busca de vida nova.

O Diário - Como são as celebrações da Páscoa? Elas começam com antecedência?
Para nós, cristãos católicos, a Páscoa é celebrada em três grandes momentos a partir de quinta-feira até domingo. No sábado, celebramos a Vigília Pascal através de dois grandes símbolos: o fogo, que vem para iluminar, e a água, símbolo do batismo, da vida nova. Já na madrugada de domingo, a grande festa da ressurreição de Cristo.Vanda Munhoz

Um comentário:

Unknown disse...

e quando eles vendem indulgências, o que é? sepulclos caiados