quinta-feira, 28 de abril de 2011

Número de vítimas de tempestades e tornados se aproxima de 200 nos EUA

O número de mortos após as violentas tempestades e tornados que atingiram os Estados Unidos já subiu para cerca de 200, disseram autoridades nesta quinta-feira (28). A quantidade de vítimas tem sido atualizada ao longo desta manhã. Você está nos EUA e presenciou as tempestades? Conte aqui
Veja fotos da destruição
De acordo com os jornais New York Times e Washington Post, já foram registradas ao menos 200 vítimas. A BBC fala em 193 e a rede de TV CNN, em pelo menos 202 mortos em seis Estados.
O Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) ainda não tem informações sobre brasileiros entre as vítimas. Os Estados atingidos não possuem consulados brasileiros.
O presidente Barack Obama ordenou que o governo "aja rapidamente" no Alabama, o principal Estado atingido. A porta-voz do governador Robert Bentley informou hoje que ao menos 149 pessoas morreram na região. A unidade de Oklahoma do serviço nacional de previsão climática informou à Associated Press que reportou 137 tornados na região, sendo 66 no Alabama. Entre as recentes condições adversas de clima, pode ter ocorrido a tormenta mais violenta da história do Estado.
Governadores declararam estado de emergência no Alabama, Arkansas, Kentucky, Mississipi, Missouri, Tennessee e Oklahoma. A Guarda Nacional foi convocada para ajudar nas operações de resgate e limpeza.
De um total de 50 Estados, 21 foram afetados por temporais - em uma região que vai dos Grandes Lagos, no extremo norte do país, até o Golfo do México, no sul.
Tornados gigantescos

No Alabama, um gigantesco tornado, de quase 1 km, passou sobre Tuscaloosa e "algumas zonas estão literalmente irreconhecíveis", revelou o prefeito da cidade, Walter Maddox.

Muitas pessoas ficaram presas em suas casas, com as portas bloqueadas por árvores. As ruas estão repletas de destroços. O morador Will Nevin descreveu a tempestade.


- Estava com minha mulher vendo as notícias sobre o clima quando um enorme tornado caiu sobre nós. Fomos correndo para o banheiro, as luzes piscavam e tudo tremia. Em Birmingham, maior cidade do Alabama, outro tornado causou enorme destruição no norte da zona urbana, arrastando automóveis e arrancando árvores.


Ao menos 375 mil pessoas ficaram sem eletricidade no Estado, segundo as autoridades. 
Famílias abrigadas

No Arkansas, outro Estado muito atingido, os tornados e enchentes deixaram 11 mortos, declarou à France Presse Renee Preslar, porta-voz do Departamento de Emergências do Arkansas.

- Há árvores caídas, cortes de energia, casas destruídas e muitas regiões alagadas.


Foram registrados mais de 50 tornados e, em algumas regiões, precipitações de até 45 cm entre sábado (23) e terça-feira (26).

Centenas de pessoas foram evacuadas no Missouri, após o rompimento de diques do Rio Black, próximo à localidade de Poplar Bluff.

Imagens da televisão americana mostram equipes de resgate enfrentando a forte correnteza para salvar pessoas bloqueadas pelas águas. Chris Pigg, morador da cidade, passou a noite com os parentes em um abrigo.


- Estou feliz que minha família esteja sã e salva.


Segundo o serviço meteorológico nacional (NWS, National Weather Service), a previsão é de uma breve calmaria para quinta e sexta-feira (29), antes da chegada, no sábado (30), de uma nova tempestade.R7

Nenhum comentário: