sexta-feira, 27 de maio de 2011

Avenidas Gurucaia e Anchieta serão São Paulo

A Câmara de Maringá aprovou ontem, em segunda votação, projeto do vereador Dr. Saboia (PMN) que estende a nomenclatura da Avenida São Paulo para as avenida Gurucaia e a Anchieta. O texto teve apenas um voto contrário, do vereador Humberto Henrique (PT).
A proposta deve seguir para terceira discussão na Câmara. Nessa última discussão, no entanto, o mérito do projeto já não pode ser questionado. Será penas para referendar o texto. Em seguida, o projeto segue para aprovação ou veto do prefeito Silvio Barros (PP). Depois da aprovação na Câmara, Saboia disse ter "praticamente certeza" de que o prefeito sancionará a lei.
A mudança de nomes implica nova numeração para as três avenidas citadas no projeto. Durante 3 anos, segundo o texto, os proprietários de imóveis terão um período de adaptação, podendo usar a numeração nova e a antiga ao mesmo tempo.Segundo Saboia, a alteração de nome das avenidas Gurucaia e Anchieta se justifica porque não há nenhuma barreira ou mudança nessas vias em relação à Avenida São Paulo, o que torna desnecessária uma tripla nomenclatura para uma única linha reta.
O vereador ressaltou que Maringá vem crescendo e a mudança é especialmente benéfica para turistas e estudantes que se mudam para a cidade. "É muita atrapalhada essa triplicidade de nomes; até o GPS se perde", afirmou.
Saboia ainda disse que a alteração das ruas é facilitada porque os nomes Gurucaia (referência a uma árvore) e Anchieta (referência ao jesuíta fundador de São Paulo) não fazem referência direta à história de Maringá, não ferindo assim suscetibilidades de famílias tradicionais.
A vereadora Marly Silva (DEM) sugeriu que o projeto ainda estendesse a nomenclatura da Avenida São Paulo para a Avenida Morangueira, mas Saboia disse que "por ora" não acha a modificação necessária, já que entre as duas avenidas há a barreira da Avenida Colombo.
Único vereador contrário ao projeto, Humberto Henrique disse que vê mais transtornos do que vantagens na modificação, pois a mudança numérica pode prejudicar proprietários de imóveis nas avenidas.

Controvérsia
Entre os comerciantes da Avenida Gurucaia, a possível modificação de nome dividiu opiniões. A cabeleireira Gecilda Rodrigues, há 42 anos trabalhando na avenida, é favorável. "Todo mundo sabe onde é a Avenida São Paulo mas não sabe onde é a Gurucaia; precisamos ensinar, sendo que é a mesma coisa", diz.
O proprietário de padaria André Sanches é contrário. "Não tem necessidade. Tanta coisa melhor para mudar...", diz.
Já o dono de bar Valdemir Valério parece confuso. "Para nós, a mudança é boa, muita gente vem aqui procurar endereço. Mas também terei de mudar escritório, nota... Melhor como está."
André Simões

Nenhum comentário: