segunda-feira, 30 de maio de 2011

O Erro é uma Fonte de Crescimento!

Boa parte do sucesso de hoje é o resultado dos erros de ontem. A pergunta que se faz é: Como posso mudar o erro e transformá-lo em sucesso?

Não se trata de comemorar os erros, mas entender que eles são parte do processo e principalmente fonte de aprendizado.

Se nossa exigência for sempre render 100% em tudo, agiremos sob pressão e certamente cometeremos erros, porque na perfeição não é permitido falhar.

Todos nós temos o mesmo propósito: alcançar as nossas metas e realizar os nossos sonhos. Quando algum deles não chega o sentimento de frustração é automático.

Quando a meta em sua vida é comprar uma casa, um carro, ter um filho, formar uma família, um partido político, ter prestígio, poder, seguidores, fãs, sucesso e isso não se concretiza no tempo que você planejou, imediatamente você terá reações de irritação e tristeza.

A irritação muitas vezes aparece na forma de violência e raiva contra si e contra os demais.

A tristeza é melancolia, resignação e diz: "Bom, tinha que passar por isso mesmo..."; "Foi o que Deus reservou para mim..."; "Não posso fazer nada...". E começa se isolando do mundo e o que ganha é uma depressão.

Não alcançamos as metas por dois motivos: A culpa e a Insistência nos erros.

Na culpa, as pessoas, conscientes ou inconscientes, boicotam a si mesmas porque sentem que não merecem conquistar a meta.

Na insistência nos erros, você tenta, tenta, mas não consegue. Bate na mesma tecla. Atua com a melhor receita para se perder dinheiro, amigos e tantas outras coisas. A receita é: fazer as mesmas coisas do mesmo jeito, sempre.

O problema não é o equívoco. O problema é não aprender com o que aconteceu.

Há mulher que namora um homem violento, deixa-o e começa a sair com outro igual; há pessoas que emprestaram dinheiro e foram roubadas, mas continuam emprestando... Isso acontece porque nunca pararam para ver onde estava o erro.

O erro é uma fonte de crescimento. Ao rever a situação aparecem novas ideias que te leva a atingir a meta. O lema é: Aprenda a lição, esqueça os detalhes e siga em frente. Errar é humano. Persistir é falta de inteligência e boa atitude. Permita-se cometer erros para aprender.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Gilclér Regina

Nenhum comentário: