sábado, 18 de junho de 2011

Ao menos 14 milhões de crianças devem ir ao posto para tomar vacina hoje

Este sábado (18) é um dia importante para a proteção das crianças brasileiras contra duas doenças que podem levar à morte, mas são facilmente evitáveis por meio de vacinas: a poliomielite, que pode causar paralisia infantil, e o sarampo.
Todas as crianças de todos os Estados que tiverem menos de cinco anos devem ir aos postos de saúde hoje para tomar as gotinhas da vacina que protegem contra a poliomielite. E, em oito Estados (Ceará, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul), os pequenos de um a seis anos de idade vão receber uma injeção que dá imunidade contra o sarampo.
Veja as vacinas que você deve tomar por idade
Essas vacinas são oferecidas gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e estão disponíveis durante todo o ano nos postos de saúde, para a imunização de rotina. Mas, de acordo com o Ministério de Saúde, “é fundamental levar as crianças às campanhas de vacinação, porque elas reforçam a proteção da saúde delas”.
As crianças devem tomar a vacina na campanha mesmo que já tenham sido imunizadas anteriormente.
O horário da vacinação depende da estratégia de cada cidade ou Estado – em São Paulo e no Rio de Janeiro os postos vão abrir das 8h às 17h.R7

Nenhum comentário: