quarta-feira, 8 de junho de 2011

TCCC oferecerá 15% de desconto na tarifa fora dos horários de pico

Depois de vencer a licitação do transporte coletivo de Maringá, a empresa Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) deverá aumentar o desconto do preço da passagem para os usuários de cartão fora dos horários do rush de 10% para 15%, assim que o contrato entrar em vigência, provavelmente em julho.
Esse foi um dos pontos principais que fizeram com que a TCCC vencesse a licitação, pois foi a que ofereceu maior desconto. A exigência do desconto pelo edital visa, segundo o gerente do transporte coletivo do município, Mauro Menegazzo, a redução da quantidade de pessoas que utilizam o serviço nos horários de pico, sobretudo entre 6h30 e 7h30.
“Com o desconto, o usuário pagará R$ 1,87 da tarifa base, que é de R$ 2,20”, disse Menegazzo. “Desta forma, estimularíamos que os passageiros que não precisam pegar o transporte coletivo entre 6h30 e 7h30 utilizem o serviço mais tarde, o que reduziria a quantidade de veículos nas ruas e avenidas, além da própria lotação.”
Depois que a Prefeitura implementar o novo sistema de trânsito, com corredores exclusivos para ônibus, talvez até o fim deste ano, a TCCC prevê uma redução ainda maior da frota, que, atualmente, é de 267 ônibus. A previsão está no fato de que, com a nova estrutura, os veículos circulariam com maior fluidez. Se isso ocorrer, haverá também queda de custos, que poderá levar a uma redução do preço da tarifa base ou de reajustes inflacionários mais amenos.
“Com as transformações que ocorrerão no trânsito maringaense em breve, prevemos que não serão necessários todos os 267 veículos, sem que isso comprometa a qualidade do serviço prestado”, explicou Jacomelli. “A quantidade de ônibus com a qual trabalharemos, porém, será definida depois que o sistema já estiver em funcionamento.”
Além dessas possíveis mudanças, a empresa deverá instalar cem pontos de vendas de passagens até outubro deste ano e mais cem até o início de 2013. O número de pontos é muito superior ao existente hoje, que é de seis no total, mais uma loja da empresa. “Haverá pontos por toda a cidade”, disse Jacomelli.
Os ônibus também serão monitorados via satélite, tanto pela Prefeitura, como pela TCCC.Gazeta do Povo

Nenhum comentário: