sexta-feira, 29 de julho de 2011

Prefeitura propõe novo horário para o comércio

A Prefeitura de Maringá vai propor a mudança no horário de funcionamento do comércio de rua do Centro. A intenção é que as lojas funcionem das 9h às 19h. "Vamos começar a trabalhar isso já no mês que vem e ver se é possível implantar até o fim do ano", adianta o secretário de Planejamento, Walter Progiante.
A expectativa é que a mudança alivie o trânsito na região central, devido à diluição dos horários de pico. Técnicos do governo avaliam que o atraso em uma hora no funcionamento do comércio reduziria a lotação no transporte coletivo.
A discussão sobre o novo horário já foi travada internamente no passado, na Secretaria dos Transportes (Setran). A avaliação foi que a mudança seria positiva para o trânsito, mas o projeto não foi levado adiante porque esbarrou no horário dos trabalhadores que estudam à noite.
O fechamento das lojas às 19h coincidiria com o início das aulas em colégios e faculdades. "Para o trânsito seria  ótimo, mas há essa questão de quem estuda", diz um técnico da Setran.
O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista de Maringá (Sivamar), Amauri Donadon Leal, diz que a ideia é boa. "Já ocorre esse horário diferenciado em Curitiba. A indústria e a construção civil encerram o expediente às 17h, os escritórios fecham às 18h e o comércio, às 19h. Sobra mais tempo para a população fazer compras no comércio de rua e melhora o trânsito".

Surpreso
O vice-presidente do Sindicato dos Comerciários de Maringá (Sincomar), Benedito Vieira, diz que ainda é cedo para opinar sobre a mudança. "Temos que discutir, mas estou surpreso. Qualquer mudança dessas tem que ser discutida, precisamos avaliar os prós e contras", diz.
A Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) diz que ainda precisa estudar a proposta. "Ainda não fui informado disso. Assim que vier a proposta oficial, vamos fazer uma pesquisa com os lojistas para saber o que a categoria pensa disso", afirma o presidente da entidade, Adilson Emir Santos.
O projeto ainda está sendo formatado e será apresentado à Acim e ao Sincomar. Técnicos da Setran ficarão encarregados de montar planilhas que comprovem o impacto da mudança do horário no tráfego, para tentar convencer os sindicatos.

Livre
Desde 1991, por meio da Lei Municipal 3.041, o horário do comércio, prestadores de serviço e indústrias é livre na cidade. Um exemplo recente é que mês passado donos e trabalhadores de supermercados não entraram em acordo, impossibilitando a abertura das lojas aos domingos.
O secretário de Planejamento diz que o atraso em uma hora no funcionamento do comércio pode ser feita por meio de uma mudança na lei municipal, alterando a liberdade de horários que vigora desde 1991. "Pode ser que tenhamos que fazer audiências públicas", adianta.

Você concorda com a mudança nohorário do funcionamento do comércio?


Caroline Francieli Maria
Duarte,
vendedora
"Uma mudança dessas pode

ajudar a melhorar o trânsito,
mas também pode complicar
quem estuda à noite."

José Roberto Cesário,
segurança
"Para o comércio é bom, pode
vender mais. Mas para o meu
dia a dia acho que não vai
fazer  diferença."

















Simone Rodrigues Gonçalves,
gerente de loja
"É horrível uma mudança
dessas, prejudica quem tem
que cuidar de casa depois do
trabalho. Não gostei."

Sandra Gonçalves,
dona de casa
"Não sei se vai fazer muita

diferença para o trânsito, acho
que a única mudança é mais o
horário mesmo."
















Saiba mais
  • Em 1957, uma lei municipal estabeleceu horários de abertura e fechamento das barbearias em Maringá. Foi a primeira regulamentação do poder público sobre os horários de trabalho da inciativa privada no município.
  • Em 1960, foi aprovada pela Câmara Municipal a implantação da Semana Inglesa na cidade, estabalecendo jornada de trabalho de 40h semanais e proibindo o funcionamento de lojas entre 13h de sábado e 8h de segunda-feira.
  • Em 1991, o poder público liberou o horário de funcionamento dos estabelecimentos privados, regra mantida até hoje
  • Fábio Linjardi

Nenhum comentário: