terça-feira, 30 de agosto de 2011

Morre, aos 49 anos, o cartunista Lukas

O cartunista Lukas, de O Diário, morreu às 18h35 de ontem. Ele estava internado na UTI do Hospital São Marcos. O velório será na manhã de hoje, no salão nobre do Prever. Até o fechamento desta edição, os horários ainda não haviam sido confirmados. O sepultamento será à tarde, no Cemitério Municipal.
Marcos César Lukaszewigz, 49 anos, estava com pneumonia. O organismo dele já vinha debilitado de uma cirurgia recente, por conta de um câncer na garganta, descoberto em janeiro do ano passado. Ao todo, a luta contra a doença resultou em 3 cirurgias.
Nascido em Mandaguari, Lukas era cartunista de O Diário desde 1991. Em 20 anos criou personagens como Vagauzinho, Argemiro dos Santos, Odenilson dos Santos, Os Mendigos e o Vô. Suas sacadas foram tema de diversos trabalhos acadêmicos.
Ele começou a publicar suas tiras em fanzines em 1982, estimulado por amigos que reconheciam o talento em seu traço e o ponto de vista bem-humorado sobre temas do cotidiano maringaense.
Em 1987, estreou profissionalmente. Dois anos depois pediu demissão de um emprego público para se dedicar exclusivamente ao humor. Teve seu trabalho publicado em revistas e jornais da cidade. Em 1991, uma de suas charges foi tema do vestibular da UEM.
As tiras renderam dois livros ("O que vier eu traço" e "Demos Graças"). Planejava o terceiro livro ano passado, mas o projeto foi adiado por conta da doença.
Nas horas vagas, escrevia em seu blog, o Casa do Noca. Nos momentos mais difíceis, as atualizações eram feitas por sua esposa, Isa. O último post escrito por ele foi no dia 2. "Eu volto. Paz a todos", escreveu.

Repercussão
"Acho que é lamentável que a crítica bem-humorada tenha perdido o seu principal artista em Maringá. Embora eu tenha sido objeto de seu trabalho, e na hora não gostei, tenho que admitir que ele transformava os fatos políticos em bom humor", disse o prefeito Silvio Barros.
O historiador Reginaldo Benedito Dias acompanhou a carreira de Lukas desde o início. "Ele era um ídolo na cidade, conheço gente que cresceu cultuando o Lukas, o pessoal recortava e guardava os quadrinhos dele", diz.
O senador Alvaro Dias também lamentou a perda. "Ele registrou através da arte um pouco da história de Maringá. Deixa mais pobre o humor na cidade".O Diario

Nenhum comentário: