quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sarandi recebe a primeira edição do Paraná em Ação de 2011 com muitas novidades


A abertura do programa acontece às 10 horas desta sexta-feira e contará com a presença do governador em exercício, Flavio Arns, do Secretário de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, do Prefeito Municipal de Sarandi, Carlos Alberto de Paula Junior, entre outras autoridades.


A cidade de Sarandi se prepara para receber as atividades da primeira edição do programa Paraná em Ação, que começa nesta sexta-feira (26) e vai até o domingo (28) com programação das 9h às 17h. O evento acontece no Ginásio de Esportes Tancredo Neves e a abertura oficial está prevista para às 10 horas desta sexta-feira com a presença do governador em exercício, Flavio Arns, do secretário Especial de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, do prefeito de Sarandi, Carlos de Paula, entre outras autoridades.
 A expectativa dos coordenadores é grande, visto que essa é a primeira edição do programa no governo Beto Richa. “Num mesmo ato, vamos atender a população de 18 municípios da região e, pelo número de pessoas cadastradas estamos com boas perspectivas para esse evento. Calculamos que vamos ultrapassar 40 mil atendimentos para um público presente acima de 15 mil pessoas”, afirma, o secretário Wilson Quinteiro.
O programa, que tem o apoio do Governo do Estado e da RPCTV, foi desenvolvido pela Secretaria de Relações com a Comunidade com o objetivo de dar oportunidade do exercício da cidadania plena, principalmente a população menos favorecida. “È a oportunidade de resgate da cidadania, onde o Estado vai ao encontro das pessoas”, disse o secretário.
Serviços - A grande novidade do novo modelo do Paraná em Ação é a parceria efetiva com o Poder Judiciário, que  se junta aos parceiros do programa  com o projeto Justiça nos Bairros para atender a população em ações na área de família, como divórcio consensual e litigioso, reconhecimento e dissolução de união estável, reconhecimento de paternidade e maternidade, guarda e responsabilidade, regulamentação de visitas, alimentação e revisionamento de alimentos. Na área cível, retificação de Registro Civil, suprimento de idade para casar, lavratura de assento de nascimento tardio e interdição.
Edson Luiz Arantes, que coordena toda a programação e o trabalho dos parceiros do evento afirma que essa edição terá uma gama muito grande de serviços a disposição da população. “Além da emissão gratuita de documentos e serviços judiciários e extrajudiciários, a população de Sarandi e região terá acesso a oficinas com base em sustentabilidade”, explica Edson Arantes. Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos ministrarão oficinas que ensinam a montar um aquecedor solar com garrafas pet e embalagens longa vida, e também a confecção de sacolas retornáveis e aventais feitas de banners descartados pela empresas
 Para as crianças a atração será a vendinha do fisco, onde aprendem a importância da nota fiscal. As crianças assistem ao vídeo com personagens do Ziraldo depois recebem dinheiro de brincadeira e vão às compras. Ao final, quem voltar com a nota fiscal preenchida corretamente recebe o brinde da Receita Estadual. Outra atividade para as crianças é a orientação do Detran. Depois de ouvir as regras de comportamento perante o trânsito, elas recebem um bloquinho de multas para fiscalizar os pais. As infrações para os pais são balas, pirulitos e doces, conforme a gravidade da infração.
            Além de Sarandi, serão beneficiados 18 municípios vizinhos: Ângulo, Doutor Camargo, Flórida, Floresta, Iguaraçu, Itambé, Ivatuba, Jandaia do Sul, Mandaguari, Mandagauçu, Marialva, Maringá, Munhoz de Melo, Ourizona, Paiçandu, São Jorge do Ivaí e Santa Fé.

Nenhum comentário: