sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Vereadores de Paiçandu afastam o prefeito por 90 dias

A prefeitura tentou colocar terra sobre o lixo depositado recentemente no aterro fechado por decisão judicial a fim de ocultar provas

A Câmara de Vereadores de Paiçandu acaba de pedir o afastamento do prefeito Vladimir da Silva, o Vladão (PMDB), pelo tempo que durar o trabalho de uma comissão de vereadores que investiga possíveis irregularidades na administração. O afastamento vale a partir de hoje e deve durar pelo menos 90 dias.
O afastamento de Vladão foi aprovado por dois terços dos vereadores em uma reunião que terminou pouco antes das 13 horas desta sexta-feira.
A administração municipal está sendo investigada por prática de crime ambiental e desobediência a determinações da Justiça. Há duas semanas, o morador Osvaldo dos Santos denunciou que a prefeitura continuava depositando lixo no antigo lixão da cidade, fechado por determinação da Justiça desde o ano passado. Ele conseguiu provar, com fotos e filmagens e ainda levou os vereadores ao local para confirmar in loco, porém, após a denúncia chegar à Câmara a prefeitura teria usado terra sobre o lixo depositado nos últimos dias.
Na semana passada a Câmara criou uma Comissão de Investigação (CI), formada pelos vereadores Eliana Fuzari (PTB ), Osvaldo Marinho (PT) e Valdir da Fonseca (PT), para apurar os fatos apresentados por Santos e nesta sexta-feira, após reunião com toda a Câmara, os vereadores Eliana Fuzari, Eduardo Pioneiro (PRB) e Milson Tancredo (PTB) pediram o afastamento de Vladão e somente os vereadores Waldomiro Roque (PTN) e Dolores Zavatini (PMDB) foram contrários.
De acordo com Fuzari, o afastamento foi decidido porque Vladão estaria se valendo do cargo para atrapalhar a investigação, como foi o caso da colocação de terra sobre as provas do uso recente do lixão. Além disso, algumas das pessoas arroladas como testemunhas são funcionários da prefeitura e temem sofrer algum tipo de retaliação.



O prefeito Vladão ainda não foi notificado sobre o pedido de afastamento. Ele encontra-se em viagem e a Câmara pretende deixar um mensageiro à disposição aguardar sua chegada para entregar a decisão dos vereadores.
Com o afastamento de Vladão a partir da próxima segunda-feira assumirá a vice-prefeita Maria Rita. Ela só teve uma oportunidade assumir, quando das férias do prefeito, mas teria tomado decisões que desagradaram ao prefeito, que acabou abreviando as férias para impedir que sua vice continuasse a promover alterações na prefeitura. Luiz de Carvalho

Nenhum comentário: