sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Prisão de ambulante no centro revolta populares

A prisão de um homem pela Guarda Municipal (GM), no Centro de Maringá, gerou tumulto no começo da tarde de ontem. O motivo, segundo testemunhas, é que o detido teria sido agredido por agentes da GM.
A confusão aconteceu em frente à Agência da Caixa Econômica Federal (CEF), na Rua Santos Dumont. O suspeito, identificado como Josemar Bispo dos Santos, estaria atuando como olheiro de vendedores de DVDs piratas e teria resistido à prisão. A partir daí, as versões para o que aconteceu são muitas.
Ana Kledja vende tapetes na Praça Napoleão Moreira da Silva e conta que viu o homem ser agredido pelos guardas municipais após ser algemado.
"Esses caras já me chutaram na bunda, eles são assim mesmo. Moro aqui há seis anos, sei que não pode vender sem licença, mas é o jeito de criar meus filhos", disse.

Divulgação
Guardas municipais em volta de Josemar Bispo dos Santos; versões opostas sobre briga no centro

A ambulante diz que Josemar, conhecido entre os vendedores de rua como Shrek, teve as mercadorias apreendidas recentemente e desta vez não estava vendendo nada. "Ele tentou impedir que tomassem as mercadorias de uns colegas", contou.
De acordo com a Guarda Municipal, Santos teria partido para cima dos agentes, agredindo-os verbal e fisicamente, quando recebeu voz de prisão.

O suspeito teria reagido e se jogado na calçada, sofrendo escoriações.
Ainda de acordo com os guardas, ele teria feito ameaças de morte, dizendo que assim que saísse da cadeia iria matar um a um os agentes.

Santos foi levado para a 9ª Subdivisão Policial onde, segundo policiais, deve ser autuado por desacato. Ele negou as acusações e afirmou que foi maltratado pelos guardas, mas confirmou que ofendeu os agentes no momento da abordagem.
Santos exigiu guia para realizar exames no Instituto Médico-legal (IML) e pretende usar o resultado para ingressar com ação de danos contra a prefeitura. Ele já foi abordado em outras ocasiões e teve produtos contrabandeados apreendidos. Fábio Linjardi

Nenhum comentário: