sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Pedágio de Castelo Branco sofrerá o maior aumento

O mês de dezembro começará com o tradicional aumento nas tarifas das 27 praças de pedágio do Paraná. Em média, o reajuste será de 4,5%. Os novos valores passam a vigorar no dia primeiro.
De acordo com a tabela divulgada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o maior índice de reajuste é de 5,33% e será aplicado justamente em dois trechos com pista simples: nas praças de Presidente Castelo Branco (a 35 quilômetros de Maringá), sob responsabilidade da Viapar, e na de Céu Azul, da Ecocataras, no sudoeste do Estado.
Em Castelo Branco, o pedágio vai subir R$ 0,40 para veículos de passeio e R$ 0,80 para caminhões.

O aumento médio de 4,51% nas tarifas ficou abaixo da inflação registrada por todos os índices usados no País nos últimos 12 meses. A fórmula leva em conta uma série de fatores e foi revisada e autorizada pelo DER.
Para os usuários do trecho de Presidente Castelo Branco, a aplicação do maior índice de aumento no Estado é incoerente com a falta de pista dupla na rodovia.
O caminhoneiro Sidnei Brito, 43 anos, morador de São Carlos do Ivaí, que transporta tijolos, trafega todos os dias pelo trecho. Com 15 anos de experiência na profissão, ele afirma que o fluxo intenso de veículos pesados, principalmente de canavieiros, deixa o trânsito lento.
"A pista deveria ser duplicada. A gente perde muito tempo, porque anda a uma velocidade bem abaixo do limite permitido", afirma.Vinicius Carvalho

Nenhum comentário: