quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ciretran demora até 20 dias para entregar documentos

O processo de transferência de propriedade de veículos que deveria ser concluído em até uma semana está levando de 10 a 20 dias para ficar pronto na 13ª Ciretran em Maringá, afirmam despachantes. A situação que, segundo eles, já dura 4 meses é motivo de reclamação frequente e afeta também quem compra e vende automóveis. O órgão contesta e diz que os processos estão sendo concluídos em até 7 dias, mas reconhece que existem "pequenos atrasos". "Talvez com esse aumento de serviço em dezembro pode ser que esteja demorando 2 dias a mais", diz o chefe da 13ª Ciretran, capitão Ideval de Oliveira.
VOLUME

400 a 600
é quantidade de processos
envolvendo documentação
de veículos que a Ciretran
de Maringá recebe por dia
No escritório do despachante Elizeu Fertonani, há 20 anos no ramo em Maringá, um processo de transferência de um dos clientes está parado há 23 dias na Ciretran. "O normal é sair de 5 a 6 dias", afirma. Fertonani dá entrada em pelo menos 300 pedidos de transferência de automóveis por mês. O prazo acima do aceitável, segundo ele, já começa a trazer prejuízos. "A gente perde pedidos e o cliente acha que é o despachante que está enrolando, mas não é", relata. "O cliente precisa do carro para uma viagem e acaba pegando a estrada sem o documento no nome dele, só com o protocolo do pedido."

Em uma revenda de seminovos na Zona 7, a transferência de um Astra, ano 2000, vendido no início do mês, ainda não foi concluída. O pedido foi protocolado na Ciretran em 6 de dezembro, mas até hoje o documento não está no nome do novo dono. Além disso, sem a documentação, a loja não consegue receber os R$ 7 mil do financiamento. "Eu não recebo o financiamento e o cliente, sem o documento, fica descontente com a loja, sendo que o problema está no Detran", conta o auxiliar administrativo da empresa, Ricardo Mendes.


Leo Castro-15/12/11

Movimento da Ciretran de Maringá, que aumentou em dezembro
Em outro escritório de despachante, dois processos de transferência estão parados na Ciretran de Maringá desde novembro. Natália Arouca, funcionária do escritório, conta que os atrasos na emissão de documentos vêm ocorrendo há 4 meses. "Aqui no escritório pagamos as taxas no Detran e só recebemos do cliente quando a documentação chega", comenta. O escritório desembolsa quase R$ 1 mil por dia com pagamentos de taxas. "É um dinheiro parado. O cliente acha que é o despachante que está enrolando."
ATENDIMENTO

As unidades de atendimento do
Detran-PR estarão fechadas
amanhã. Não haverá expediente
para que o sistema
de informações do órgão passe
por atualização e porque o Banco
do Brasil, que recolhe as taxas
do departamento, estará fechado.
O delegado da região noroeste do Sindicato dos Despachantes do Paraná, Roberto Ramos do Prado, comenta que a demora na emissão do documento atinge apenas pedidos de transferência de veículos. Serviços de primeiro emplacamento são estão em dia. "Os pedidos de transferência têm aumentado muito, mas o Detran não tem feito concurso para contratar funcionários. Se aumenta o serviço, mas o número de funcionários é o mesmo. Aí não tem como atender".
 MANDA ELES PROVAREM’


Capitão Ideval de Oliveira > Chefe da 13ª Ciretran

e Tem processo de transferência que está levando 20 dias para ser concluído...

Manda eles (despachantes) provarem. Manda eles apresentarem esse processo que está demorando 20 dias.

Não está demorando?


Claro que não. Está atrasado? Está. Houve aumento de processos no final do ano? Houve. Nós tivemos ajuda de Curitiba? Tivemos, mas nós não damos conta. Não podemos fazer coisas que não estão no nosso alcance. Concorda?

Mas o que está faltando na Ciretran para dar conta do serviço? Funcionários?


Não, não falta nada. É que no final do ano aumenta mesmo, tanto é que nós pedimos ajuda de Curitiba. Os funcionários vieram no começo de dezembro e colocamos a casa em ordem. O processo na Ciretran demora 7 dias. Quando é dado entrada no processo, temos que analisar, verificar se há problema. Se não tem problema nenhum, com 7 dias já sai. Talvez com esse aumento agora (em dezembro) pode ser que esteja demorando 2 dias a mais.

Qual foi a ajuda que Curitiba deu no início do mês?


Veio pessoal ajudar. No começo do mês, nós zeramos, prevendo que teríamos aumento da procura. No final de ano, todo mundo quer legalizar os carros, as blitze da polícia aumentam porque a cidade está movimentada. Então, a gente tem mais trabalho. O aumento do trabalho, que variava de 20% a 30%, neste final aumentou de 30% a 40%. O Detran deu o apoio que podia dar para Maringá.

Já o primeiro emplacamento está em dia.


A Ciretran dá prioridade para o primeiro emplacamento e registro de outro Estado porque entendemos que a pessoa que comprou um carro zero quilômetro, quer emplacar, viajar e para isso o veículo precisa ser emplacado. Já quem tem carro usado e vai transferir a propriedade, já tem o documento e o licenciamento em mãos e pode continuar circulando. A pessoa já deu entrada (no processo de transferência) e assim já garantiu o dinheiro de ser proprietária do veículo. O Diario

Nenhum comentário: