sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ex-deputado Carlos Simões é preso



O ex-deputado Carlos Simões foi preso no final da tarde desta quinta-feira (26) na casa dele, em Curitiba. As primeiras informações são de que a acusação é de peculato. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Vigilância e Capturas e, logo em seguida, encaminhado para o Centro de Triagem de Piraquara a pedido do juiz da 9ª Vara Criminal.
Na sentença o juiz determina a prisão também em razão de sua constante ausência nas audiências sobre o caso dos “gafanhotos” da Assembleia Legislativa do Paraná. Simões saiu da delegacia sem falar com a imprensa. Ele estava acompanhado de seu advogado, que também não quis falar. Informações ainda extra-oficiais são de que haveria outros motivos para a prisão do ex-deputado, que ainda não foram divulgados.
O caso chamado de "Gafanhoto" é investigado pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF) desde 2003 e começou depois que uma servidora da Caixa Econômica Federal procurou o MPF e relatou que havia caído na malha fina da Receita Federal por não declarar rendimentos que teria recebido da Assembleia – onde nunca havia trabalhado.
O MPF investigou e descobriu que os documentos da funcionária da Caixa foram usados, sem que ela soubesse, pelo ex-deputado Carlos Simões para nomeá-la num cargo na Assembleia em 1999 e que o salário dela era depositado na conta de Geraldo Cruz – sogro de Simões. O ex-deputado foi denunciado em agosto de 2008 pelo Ministério Público Estadual por desviar R$ 18,5 mil – ação que ainda tramita na Justiça.
Ao todo, cerca de 400 funcionários da Assembleia, ex-servidores da Casa e dezenas de políticos paranaenses são investigados por desvio de dinheiro público, sonegação de impostos federais e estelionato. (inf Rádio Banda B)Maringá Manchete

Nenhum comentário: