segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Vereadores de Maringá podem ser suspensos por excesso de faltas

John e Wellington podem ser suspensos por excesso de faltas

Dois vereadores de Maringá correm o risco de serem suspensos no retorno do recesso da Câmara Municipal de Maringá por terem excedido o número limite de faltas em sessões no ano passado.

Segundo o presidente da Câmara, Mário Hossokawa (PMDB), o vereador Wellington Andrade (PRP) faltou a 23 sessões em 2011 sem apresentar justificativa, enquanto o colega John Alves Correa (PMDB) - atualmente licenciado - deixou de comparecer a 15 sessões. O Regimento Interno da Câmara prevê punição ao membro que tiver três faltas consecutivas ou mais de dez no ano.
"A decisão de suspender o John e o Wellington caberá à Mesa Executiva. Assim que retornarmos ao trabalho vamos avaliar os dois casos e decidir pela punição ou não. A pena mínima é de sete dias e a máxima de 21 dias", explicou Hossokawa, ressaltando que os dias ausentes foram descontados da folha de pagamento dos dois.
Ainda segundo o presidente da Casa, em nenhuma outra legislatura os vereadores chegaram a ser suspensos por excesso de faltas. "O único caso de suspensão da Câmara de Maringá foi o do vereador John, que tirou a camisa no plenário para impedir uma votação", lembrou.
John foi suspenso por dez dias em outubro passado e logo depois se lincenciou do cargo por 123 dias - sendo 120 para tratar de motivos pessoais e três para cuidar da saúde. Ainda afastado, a punição do vereador do PMDB por excesso de faltas só deve ser avaliada quando ele retornar à Câmara.
Os dois vereadores terão direito a justificar as faltas extras à Mesa Executiva antes da votação pela punição.
Em contato com os vereadores por telefone, John afirmou à reportagem que está de licença e não foi notificado sobre o assunto. "Não sei de nada. O que eu li foi através da imprensa, e não tenho nada a dizer", diz.
Já Wellington, por meio do chefe de gabinete, Gustavo Batista, informou que vai aguardar a tramitação na Câmara e ver o que a Mesa Executiva vai fazer. O Diario

Nenhum comentário: