segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Nepalês de 72 anos e 54,6 cm ganha título de 'menor homem do mundo'


Chandra Bahadur Dangi toca instrumento tradicional nepalês
Chandra Bahadur Dangi foi reconhecido também como o homem mais baixo já medido pelo Guinness
O nepalês Chandra Bahadur Dangi, de 72 anos, foi reconhecido neste domingo pelo Guinness World Records como o homem vivo mais baixo do mundo, com 54,6 centímetros.
Ele tirou o "título" do filipino Junrey Balawing, de 59,9 centímetros, que havia sido reconhecido pela entidade no ano passado ao completar 18 anos.
Dangi, que pesa apenas 14,5 quilos, bateu também o indiano Gul Mohammed, que morreu em 1997 aos 40 anos e que era até agora o menor homem já medido pelo Guinness, com 57 centímetros.
O "título" de Dangi foi reconhecido após membros do Guinness terem viajado a Katmandu, no Nepal, para verificar a medição oficial de Dangi em uma clínica local.

Sem diagnóstico

Seguindo as regras da entidade, ele foi medido três vezes em um período de 24 horas para certificar sua altura oficial.
De acordo com o Guinness, Dangi viveu toda sua vida no vilarejo remoto de Rhimkholi, a cerca de 400 quilômetros a oeste de Katmandu.
Sua existência só foi divulgada após um cortador de lenha tê-lo visto e contactado a imprensa local, que publicou sua história.
Dangi, que tem cinco irmãos, todos com estatura normal, nunca teve a razão de sua deficiência diagnosticada, já que nunca havia ido ao médico
BBC Brasil

Nenhum comentário: