sábado, 12 de maio de 2012

90% da cidade de Maringá está sem água neste sábado


Cerca de 90% da cidade de Maringá amanheceu sem água neste sábado (12). Segundo a Sanepar, a forte chuva que caiu sobre a cidade na noite desta sexta-feira (11) causou o rompimento da rede de alta tensão de energia elétrica, responsável pelo bombeamento de água "in natura" do rio Pirapó para a estação de tratamento do Jardim Alvorada, responsável pelo abastecimento de água de grande parte da área urbana do município.Em consequência disso, 90 bairros de Maringá e localidades próximas, estão sem abastecimento de água. A situação é sentida mais diretamente pelos moradores que não possuem reservatório domiciliar (caixa d´água).
Segundo a assessoria de imprensa da Sanepar, uma empresa foi contratada para solucionar a situação, e desde as 6h funcionários trabalham no conserto da rede elétrica. A Copel já disponibilizou eletrecidade no local e a bomba voltou a trabalhar, no entanto, como o nível dos reservatórios está muito baixo, é necessário enchê-los novamente para realizar a distribuição de água.
A situação será normalizada gradativamente. A expectativa é de que todos os bairros estejam com o abastecimento regularizado até as 7h deste domingo (13).
Para evitar o desabastecimento total nas residências, a empresa solicita aos clientes que usem racionalmente a água, evitando lavar calçadas, automóveis, tomar banhos demorados e outras ações que possam aumentar o consumo.
Temporal
Entre a tarde desta sexta-feira e a madrugada de sábado, choveu em Maringá 36,6 mm, segundo o Instituto Tecnológico Simepar. A precipitação mais expressiva aconteceu entre as 21h e 22h, quando foram registrados 12 mm.
Conforme o meteorologista Lizandro Jacobsen, do Simepar, o temporal, causado pela chegada de uma frente fria, foi considerado expressivo. “Em um dia choveu ¼ do que é esperado para o mês”, fala. A média história de pluviosidade registrada em maio em Maringá varia entre 125 mm e 150 mm.
Segundo o meteorologista, a chuva continua na cidade neste sábado, porém com intensidade bem menor.Rubia O Diario

Nenhum comentário: