quarta-feira, 23 de maio de 2012

Dos 30 municípios da região, só 4 atingiram meta de campanha contra gripe


Divulgação / Assessoria PMM / Índice de imunização em Maringá chegou a 70% na terça-feira, segundo 15ª Regional de Saúde Índice de imunização em Maringá chegou a 70% na terça-feira, segundo 15ª Regional de Saúde
saúde

Dos 30 municípios que abrangem a 15ª Regional de Saúde, sediada em Maringá, apenas Ângulo, Atalaia, Lobato e Ourizona atingiram a meta de vacinação da campanha contra a gripe até terça-feira (22). O índice preconizado pelo Ministério da Saúde é de que 80% do público-alvo, que inclui idosos, gestantes, crianças e funcionários da saúde, sejam vacinados.
De acordo com os números da 15ª Regional de Saúde, cinco municípios estavam, por outro lado, em situação crítica na terça (22), pois cumpriram apenas metade da meta a dois dias do fim da campanha, que ocorre em todo o Brasil. São eles: Itaguajé (53%), Paiçandu (53%), Paranacity (57%), Sarandi (53%) e Uniflor (59%). A região como um todo imunizou, segundo a Regional, 67% do público-alvo até terça (22). Observando cada grupo que deve ser imunizado isoladamente, apenas o dos profissionais da saúde superou a meta, com cobertura de 82%. Já os de crianças, idosos e gestantes estavam abaixo da meta, com cobertura de 68%, 66% e 55%, respectivamente.
A situação de Maringá melhorou nos últimos dias. O Município estava com 70% do público-alvo atingido, informou a Regional. “Estamos em trabalho conjunto com as secretarias e com os agentes comunitários de saúde para que a meta da cobertura seja atingida”, comentou o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde da 15ª Regional de Saúde, Valdemir de Lima.
A vacinação é gratuita. Lima acrescentou que a não imunização pode acarretar gastos maiores no futuro para a população e para o governo. “[Com a vacina] A gente diminui internações hospitalares e gastos com medicamentos.” Além disso, pode evitar até mortes, já que, em casos mais complicados, a gripe pode evoluir, por exemplo, para uma pneumonia . Gazeta Maringá

Nenhum comentário: