quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Ibope mostra empate técnico entre Enio, 31%, e Pupin, 26%


Os números da primeira pesquisa Ibope divulgados no começo da noite desta terça-feira (28) sobre a disputa pela Prefeitura de Maringá foram comemorados pelos candidatos Enio Verri (PT) e Carlos Roberto Pupin (PP), que aparecem tecnicamente empatados com 31% e 26%, respectivamente. A margem de erro é de quatro pontos porcentuais para mais ou para menos.
"Vemos este resultado com muita serenidade. Ele reflete a aceitação das nossas propostas pela população de Maringá. É momento de convocar a militância e nossos eleitores para multiplicar a campanha e o debate sobre nosso projeto para a cidade", afirmou Verri.
"O empate técnico em primeiro lugar na pesquisa Ibope é um estímulo para trabalharmos ainda mais, principalmente porque os demais candidatos já disputaram eleições municipais e estou pela primeira vez em campanha para ser prefeito. Só tenho a agradecer a confiança do maringaense", disse Pupin.
O candidato Dr. Batista (PMN), que aparece em terceiro lugar, considerou que os números apresentados são irrelevantes. "Acredito muito na pesquisa do dia 7 de outubro. Na pesquisa das urnas eu acredito", considerou .
O candidato a vice-prefeito de Wilson Quinteiro (PSB), João Luiz Regiani (PSB) afirmou que o partido já "previa uma distorção do resultado" e, por isso, mesmo tinha ingressado na Justiça Eleitoral para suspender a divulgação. "O porcentual não coincide com as pesquisas de consumo interno. Usaram uma metodologia obscura, com margem para manipulação de dados. Aconteceu isto em Maringá, nas eleições de 2000. O José Cláudio ganhou, sem aparecer nas primeiras colocações nas pesquisas do Ibope divulgadas às vésperas do primeiro turno", afirmou. A reportagem ouviu o candidato a vice do PSB porque Quinteiro, candidato a prefeito do partido, não atendeu o celular.
A candidata Maria Iraclézia de Araújo (DEM) também questionou o resultado. "Nossos levantamentos internos e semanais nos colocam em terceiro e não distante do segundo lugar. Na pior das hipóteses, estaremos em segundo lugar no dia 7 de outubro", considerou.
"Acho normal o resultado neste estágio da campanha que nos encontramos. Neste momento, não causa nenhuma preocupação. A campanha está só começando e como nossa estrutura não é tão grande, muitas pessoas nem tem o conhecimento da nossa candidatura", avaliou o candidato Alberto Abraão (PV).
A candidata Débora Fernandes Paiva (Psol) afirmou que os números não tiram a confiança. "A campanha está começando agora. Acreditamos que é possível crescer. A recepção das pessoas tem sido boa e temos um mês de campanha pela frente. Acreditamos que este nosso resultado pode aumentar", disse.
Hércules Ananias (PSDC) avaliou que o resultado da pesquisa reflete o volume de campanha dos candidatos. "Sou um candidato sem volume de campanha e nem teria como aparecer em pesquisa. Não soltei propaganda na rua e não tenho cabo eleitoral. Tenho uma campanha simples e mantenho a confiança. Nos últimos 30 dias, acredito que muita coisa vai rolar e poderá haver um equilíbrio nas eleições", avaliou.
A decisão que liberou a divulgação da pesquisa foi tomada pelo juiz da 66ª Zona Eleitoral, José Candido Sobrinho, no final da tarde de hoje. Ele entendeu que "a técnica da ponderação, não afeta, por si só, a imparcialidade da pesquisa", conforme alegado pelos advogados do Ibope, Marco Bressan Silveira e Pompílio Bressan Silveira.
O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 25 e 27 de agosto. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) sob o número 00081/2012.
RESULTADO DA PESQUISA IBOPE/RPCTV
Candidato Intenção de voto*

Enio Verri (PT) 31%
Carlos Roberto Pupin (PP) 26%
Dr. Batista (PMN) 12%
Wilson Quinteiro (PSB) 6%
Maria Iraclezia (DEM) 4%
Alberto Abraão (PV) - de 1%
Débora Paiva (PSOL) - de 1%
Hércules Ananias (PSDC) - de 1%
Votos brancos ou nulos 7%
Não souberam responder ou não opinaram 12%

Candidato Rejeição do eleitor

Carlos Roberto Pupin 20%
Débora Paiva (PSOL) 17%
Enio Verri (PT) 13%
Dr. Batista (PMN) 12%
Hércules Ananias (PSDC) 12%
Alberto Abraão (PV) 11%
Maria Iraclezia (DEM) 10%
Wilson Quinteiro (PSB) 7%
* A soma da rejeição dá mais de 100% porque o eleitor pode citar mais de um candidato.
* A margem de erro é de quatro pontos porcentuais para mais ou para menos.

Fonte: Ibope/RPCTV/O Diario

Nenhum comentário: