quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Receita apreende mais de 120 mil litros de etanol irregular


A delegacia regional da Receita Estadual (RE) apreendeu, nas últimas três semanas, 120 mil litros de etanol em situação irregular em Maringá e região metropolitana. Só em uma operação realizada nesta quarta-feira (4) foram 50 mil litros. Cinco caminhões-tanque foram apreendidos, em cinco postos distintos. As multas devem chegar a R$ 51 mil.Conforme o inspetor da RE, Gilberto Favato, as irregularidades encontradas são reemissão de notas antigas ou ausência de nota fiscal. "Na maioria dos casos as distribuidoras usam notas fiscais de vendas já realizadas para fazer novos transportes sem pagar imposto", explica.
Dos cinco caminhões apreendidos, quatro já pagaram a multa e foram liberados. O outro deve se regularizar nesta quinta-feira (6).
Segundo Favato, são sempre as distribuidoras que sonegam o imposto, mas os postos de combustível que recebem esses produtos são coniventes com a prática. A RE, no entanto, não divulgou o nome das empresas envolvidas.

Delegacia Receita Estadual de Maringá
Caminhões apreendidos foram levados para a delegacia
da Receita Estadual em Maringá
A multa é calculada somando os 18% correspondente ao imposto do etanol, mais a autuação, que é de 30% sobre o valor do produto. "Só nas últimas três semanas o valor das multas somaram mais de R$ 115 mil", fala Favato.

Conforme Favato, grande parte das apreensões ocorreram durante a noite, horário preferido dos sonegadores para evitar a fiscalização. "É importante o consumidor saber que o posto que não paga imposto, muitas vezes também oferece um produto de má qualidade", diz. Denúncias podem ser feitas à Receita Estadual pelo (44) 3221-3800.O Diario

Nenhum comentário: