sábado, 27 de outubro de 2012

257 mil eleitores vão escolher o próximo prefeito de Maringá Neste segundo turno, Maringá terá cerca de 11,5% dos eleitores aptos para votar no Paraná


Eleitores de cinco municípios do Paraná retornam às urnas neste domingo (28) para escolherem os novos prefeitos. Em Maringá, 257 mil eleitores estão aptos para escolher entre Carlos Roberto Pupin (PP) e Enio Verri (PT). O número representa aproximadamente 11,5% dos votantes do Paraná neste segundo turno.
Para a escolha, os maringaenses têm à disposição 710 urnas, distribuídas em cinco zonas eleitorais e 83 locais de votação. Foram convocados 3.550 mesários para trabalharem durante o pleito. O eleitorado feminino é maioria em Maringá, com 53,46% dos votantes.De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maringá é o segundo maior colégio eleitoral do interior do Paraná, atrás de Londrina. O maior local de votação do estado neste segundo turno é o campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde são esperados 10,3 mil eleitores. Outras quatro instituições maringaenses também aparecem entre os dez maiores locais de votação do Paraná.

Proibições

Algumas atividades permitidas tanto para os candidatos a prefeito e a vereador como para os eleitores durante a campanha eleitoral ficam proibidas durante a votação no domingo (7). As regras do que pode e do que não pode ser feito são determinadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que prevê desde uma simples orientação a quem desobedecer às regras, até detenção, de 6 meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período. Há também a possibilidade de o infrator pagar uma multa que varia de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50.

De acordo com o TSE, é crime eleitoral, por exemplo, comprar voto e transportar eleitores em qualquer período do processo. É também proibido realizar propaganda política; fazer “boca de urna”; distribuir panfletos e outros impressos; colocar cavaletes, bonecos, cartazes móveis e bandeiras em vias públicas; o uso de crachás ou propaganda padronizada em roupas; e propaganda na imprensa escrita, no rádio e na TV. 

Para denunciar essas práticas durante a eleição, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) orienta a população a procurar a equipe de Polícia Militar (PM) mais próxima ou o cartório eleitoral da cidade. Em Maringá, os eleitores podem, também, denunciar os crimes eleitorais ao Comitê 4890, ligado à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). As denúncias poderão ser realizadas pelos telefones (44) 3227-9840 e (44) 8464-9840, pelo e-mail 9840@oabmaringa.com.br ou diretamente na sede da OAB, que fica na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira nº 970, Zona 2.

Aqueles que cometerem crimes eleitorais no período de votação serão encaminhados ao Ginásio de Esportes Valdir Pinheiro, localizado na Vila Olímpica. 

Lei seca

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) editou resolução que proíbe, em todo o estado, a venda, a compra e o consumo público de bebidas alcoólicas no período compreendido entre as 6 horas e as 18 horas de domingo (27). O objetivo é garantir a ordem e tranquilidade pública.

Quem for flagrado vendendo bebida alcoólica, dirigindo alcoolizado, perturbando a ordem ou apresentando estado de embriaguez será detido. O mesmo vale para quem for pego fazendo panfletagem para candidatos, carreata, transporte ilegal de eleitores, boca de urna e outras práticas vetadas pela Justiça Eleitoral.
Gazeta Maringá

Nenhum comentário: