sábado, 20 de outubro de 2012

Horário de verão começa à 0h deste domingo; veja como se adaptar à nova rotina


A partir da 0h deste domingo (21) os relógios devem ser adiantados em uma hora para quem mora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Isso porque começa o Horário de Verão, que deve durar 119 dias, estendendo-se até o 17 de fevereiro.A mudança é adotada por causa do aumento da demanda por energia nesta época, provocado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial com aproximação do Natal. Norte e Nordeste ficam de fora porque o Operador Nacional do Sistema Elétrico avalia que a economia nesses mercados é pouco expressiva.
Segundo o governo federal a redução de energia deve ser de aproximadamente 0,5%, mas chegando a quase 5% nos horários de pico. Com isso, a expectativa é de que sejam economizados cerca de R$ 280 milhões, ante os R$ 130 milhões registrados no ano anterior.
Cuidando do sono
Como ocorre todo ano, há aqueles que não gostam da ideia de perder uma hora de sono. A boa notícia, porém, é que os transtornos podem ser atenuados com pequenas mudanças na alimentação e no horário de ir dormir.
De acordo com Luciano Capelli, fisiologista do Centro de Medicina da Atividade Física da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o corpo leva de uma a duas semanas para se adaptar à nova rotina. "Algumas pessoas sofrem mais, outras menos. O ideal é tentar condicionar o corpo a dormir um pouco mais cedo", explica Capelli.
Uma outra dica do médico que pode ajudar na adaptação do organismo ao novo horário é evitar o consumo de alimentos e bebidas que contenham substâncias estimulantes, como café, chás com cafeína (como o preto) e chocolate, entre outros.
"À noite, para ajudar a dormir, a pessoa pode tomar um copo de leite quente, que tem tripotano, um aminoácido que ajuda a relaxar a musculatura, ou chás sem cafeína (como camomila e erva cidreira)", diz Capelli.O Diario

Nenhum comentário: