terça-feira, 2 de outubro de 2012

Vento de 74 km/h causa queda de 20 árvores em Maringá; casas e veículos danificados



fotos: Douglas Marçal
  • Rubia Pimenta

O temporal que caiu sobre Maringá na noite desta segunda-feira (1º) causou a queda de 20 árvores, informou o tenente Jorge Henrique Freire, do Corpo de Bombeiros. Conforme a estação meteorológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a velocidade do vento chegou a 74 km/h. O vendaval começou por volta das 21h30 e durou cerca de 10 minutos.

Segundo levantamento do Corpo de Bombeiros, ao menos três casas sofreram danos por conta de queda de árvores. Situações graves foram registradas na Rua Galáxia, no Jardim Universo, e na Rua das Seringueiras, no Parque das Grevíleas. No Jardim Alvorada, na Rua Guarino Basseto, uma árvore danificou o poste de energia elétrica de uma casa.
Ao menos dois veículos foram danificados: um carro na Avenida Luiz Teixeira Mendes, na Zona 5, e uma moto na Rua Alberto Oliveira, na Zona 6.

Stormaringa
O grupo de Caça-tempestades, Stormaringá, registrou imagens de raios sobre Maringá
entre 20h e 21h de segunda-feira, antes da chegada da chuva
O temporal também deixou vários bairros sem energia elétrica. Cerca de 25 mil residência ficaram sem luz.
Vento de até 106 km/h
Temporais foram registrados em todo o Paraná na noite desta segunda-feira. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, as regiões mais afetadas foram as regiões sul, sudoeste e oeste do Paraná.
Em Francisco Beltrão, no sudoeste, os ventos chegaram a 106 km/h, o maior índice do Estado, segundo o Simepar.  Várias casas foram destelhadas. A Defesa Civil ainda não divulgou o número de pessoas afetadas no Paraná.
Na região de Maringá, segundo o Corpo de Bombeiros, 93 árvores caíram. Na Pr-317, em Iguaraçu, um carro bateu sobre uma árvore que estava caída sobre a pista. Os dois ocupantes ficaram feridas e foram encaminhadas ao Hospital Universitário, sem risco de morte.
Choque de temperatura
Conforme a meteorologista do Simepar, Ana Beatriz Porto, o temporal foi causado pelo choque de temperaturas. "Estava muito quente à tarde, com índices de 32º C. Quando a chuva chegou, houve um resfriamento muito rápido, causando ventos. Esta será uma situação comum na primavera e verão", explica.
Não há previsão de chuva forte para Maringá nesta terça-feira, mas as temperaturas continuarão altas, chegando a 33º C. Pode haver novos temporais na quarta-feira à tarde.O Diario

Nenhum comentário: