sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Pedido de retirada de "Deus seja louvado" das notas de real é negado


A Justiça negou ontem o pedido feito pelo Ministério Público Federal de São Paulo para retirar a expressão "Deus seja louvado" das cédulas do real.
Segundo a decisão judicial, a menção a Deus nas notas do real "não parece ser um direcionamento estatal na vida do indivíduo que o obrigue a adotar ou não determinada crença", afirma a decisão sobre a ação. "Assim como também não são os feriados religiosos e outras tantas manifestações aceitas neste sentido, como o nome de cidades".
A sentença é da 7ª Vara da Justiça Federal. A decisão é provisória e pode ser revogada ou modificada.
No início de novembro, o Ministério Público de São Paulo entrou com uma ação civil pública para pedir que as novas cédulas de real passassem a ser impressas sem a expressão "Deus seja louvado". O pedido, feito pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, afirma que a existência da frase nas notas fere os princípios de laicidade do Estado e de liberdade religiosa.
O Banco Central defende que este tema deve ser debatido pelo Conselho Monetário Nacional e que há "inexistência de verossimilhança das alegações" e [...] que estas não violam os princípios constitucionais do Estado Laico e da liberdade religiosa".
"De fato, não foi consultada nenhuma instituição laica ou religiosa não cristã que manifestasse indignação perante as inscrições da cédula e não há notícia de nenhuma outra representação perante o Ministério Público neste sentido", reconhece a decisão judicial da 7ª Vara. "A alegação de afronta à liberdade religiosa não veio acompanhada de dados concretos, colhidos junto à sociedade, que denotassem um incômodo com a expressão 'Deus' no papel-moeda."
O pedido de retirada da expressão causou polêmica sobre a possível alteração das notas de real. Um dos críticos foi o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que foi responsável por incluir a frase nas cédulas da moeda brasileira quando foi presidente da República, em 1986. Sarney classificou a ação como "falta do que fazer" do Ministério Público.
A Igreja Católica também criticou a ação. "Questiono por que se deveria tirar a referência a Deus nas notas de real. Qual seria o problema se as notas continuassem com essa alusão a Deus?", afirmou dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, em nota.Gazeta do Povo

Um comentário:

Anônimo disse...

jeeh [url=http://www.stylomontblancboutique.fr]stylo mont blanc[/url] lpxnyy http://www.stylomontblancboutique.fr ljbl [url=http://www.stylomontblancfrance.fr]mont blanc[/url] lcselk http://www.stylomontblancfrance.fr ynkk [url=http://www.stylomontblancparis.fr]mont blanc[/url] ziygsb http://www.stylomontblancparis.fr evot [url=http://www.stylomontblancsolde.fr]mont blanc[/url] ftutmk http://www.stylomontblancsolde.fr jyxu [url=http://www.achetermontblancstylo.fr]mont blanc[/url] zsqqba http://www.achetermontblancstylo.fr kdhz [url=http://www.montblancmeisterstuck.fr]mont blanc[/url] mcrsmx http://www.montblancmeisterstuck.fr bmlm