terça-feira, 13 de novembro de 2012

Usuários de pré-pago da TIM reclamam de “sumiço” dos créditos de celulares


Vários usuários da TIM na região Sul do Brasil relatam que estão enfrentando problemas com o desaparecimento, sem motivos aparentes, de créditos nos celulares de plano pré-pago - entre eles, há alguns de Maringá. A TIM, por meio da assessoria de imprensa, confirmou, na manhã desta terça-feira (13), que o problema aconteceu de fato nos últimos dias. Alguns clientes, porém, dizem que a situação começou há mais tempo.
O jornalista Luiz Fernando Cardoso, morador da cidade, afirma que os próprios créditos desapareceram. Ele é usuário do plano Infinity Pré, que cobra R$ 0,25 nas ligações para telefones fixos e móveis locais da TIM. Na noite de segunda-feira (12), por exemplo, ele verificou que tinha valor suficiente para realizar dez ligações pelo preço prometido pelo plano. No entanto, ao fazer nova consulta na manhã desta terça-feira (13), notou que o saldo estava zerado. Ele não fez ligação alguma entre os dois momentos.
A designer Gabriela Dal Toé, que mora em Curitiba, afirma que passou pelo mesmo problema com frequência no último mês. Ela conta que tem como hábito carregar o celular com R$ 27 de crédito quando visita a família em Criciúma, no interior de Santa Catarina, mesmo sabendo que praticamente não usará o aparelho. “Da última vez que voltei, tinha apenas R$ 4 de crédito. O problema é que não tenho um extrato que mostre a minha relação de ligações para poder reclamar.”
Além do desaparecimento dos créditos, o analista de comunicação Murilo Cucolo, de Mandaguari, na região Noroeste do Paraná, relata que o valor cobrado pelas mensagens enviadas tem sido mais alto do que o anunciado pela operadora. Ele conta que contratou um plano pré-pago em que teria direito de enviar quantas mensagens quisesse pelo valor diário de R$ 0,50. No entanto, afirma que não é isso o que ocorre. “Já aconteceu de enviar uma mensagem e, em seguida, verificar que eles [a TIM] haviam descontado R$ 0,50 por esta única mensagem.” Segundo ele, apesar da reclamação feita no call center da operadora, o problema não foi resolvido.
De acordo com o advogado Rodrigo Otávio Pereira, que atua na área do direito do consumidor em Maringá, o cliente que se sentir lesado deve, primeiramente, realizar a reclamação junto à operadora. “É preciso fazer uma anotação detalhada de todas as informações apresentadas pelo atendente, com data, horário, nome do funcionário, prazos e demais informações prestadas. É preciso, também, anotar o número de protocolo fornecido.”
Além disso, o advogado orienta que o cliente deve realizar a reclamação em uma unidade do Procon. Além disso, cabem indenizações por danos morais e danos materiais na Justiça comum, que podem chegar ao equivalente a 40 salários mínimos.
Em nota oficial, a TIM informou que por conta de uma indisponibilidade pontual na conexão e servidores de alguns sistemas de informação, ocorreu um atraso na disponibilização dos créditos para os clientes dos planos pré-pagos que realizaram recargas a partir de sábado (10). "A operadora trabalhou de forma imediata na solução dos problemas e o sistema de recarga eletrônica já funciona normalmente. Todos os consumidores já receberam seus créditos."
Deslocamento
A TIM também esclareceu como funcionam as cobranças de deslocamento. Segundo a operadora, os usuários do plano Infinity podem fazer chamadas DDD para outros números TIM pagando o mesmo valor de uma chamada local, desde que utilizem o código 41 em suas ligações.
Com o plano, os clientes pagam somente R$ 0,25 por chamada, seja ela local ou de longa distância, independente do tempo de duração da ligação. "Já para receber chamadas quando está fora de sua área de origem, o cliente paga uma taxa de R$ 1,99 por ligação recebida. Ao adquirir o seu chip, o cliente também recebe um Guia Rápido que, na página 16, direciona o cliente para www.tim.com.br – cobertura roaming – para informações e detalhes sobre roaming e roaming internacional."  Gazeta do Povo

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