sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Eid el Ghoz, proprietário do restaurante Monte Líbano, morre aos 86 anos


O proprietário do restaurante Monte Líbano, Eid Kamel el Ghoz, morreu, aos 86 anos, na noite desta quinta-feira (5), por volta das 19h, no Hospital Paraná, em Maringá. Ele estava doente há alguns meses e faleceu em função de uma pneumonia.Dono de um dos restaurantes mais tradicionais de Maringá – com 50 anos de história – Eid também é conhecido por sua grande colaboração em instituições como a APAE e Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR).

Ele nasceu em 1926 no sul do Líbano e veio para o Brasil aos 25 anos. Trabalhou como mascate em São Paulo até resolver morar em Maringá, no início da colonização da cidade. Aqui abriu um armarinho, mas seu gosto pela culinária falou mais alto. Incentivado por amigos apaixonados por suas iguarias, montou, em 1962, um bar restaurante 24 horas na rodoviária. O estabelecimento foi inaugurado junto com o terminal.

Como o público aumentou e se tornou mais exigente, o restaurante, considerado referência em comida do Oriente Médio na cidade, se mudou em 1978 para a Avenida Anchieta, em frente ao Parque do Ingá, onde está até hoje.

Eid se casou com Maria de Lurdes e teve quatro filhos: Mareid, Eidmar (conhecido como Turkinho), Eid Júnior e Samira, que assumiram a administração do restaurante desde 1991.

"Quem conheceu seu Eid sabe que ele tinha o dom de benzer as pessoas. Já abençoou mais de 5 mil bebês na cidades. Muitas pessoas o procuravam para pedir conselhos também. Você nunca o via sem se barbear e sua tradicional camisa branca. Meu pai sempre dizia que a vida é um corredor com piche dos dois lados. Quem conseguisse sair com menos piche é um vencedor. Para mim ele é um vitorioso", fala o filho, Eidmar Kamel El Ghoz.

O corpo de Eid está sendo velado na capela Prever localizada na Rua João Furlan, na Vila Vardelina, em Maringá. O sepultamento acontece no Cemitério Parque às 16h30, nesta sexta-feira (7). O Diario

Nenhum comentário: