quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Saúde confirma caso de raiva em morcego em Maringá


A Secretaria de Saúde de Maringá confirmou, na tarde desta quarta-feira (9), um caso de raiva em um morcego. O animal foi recolhido na semana passada em um condomínio na Zona 8, na região do antigo aeroporto, e encaminhado para Laboratório Central do Estado (Lacen) onde os exames apontaram o resultado positivo para a doença.
O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, informou que o envio de morcegos para análise faz parte da rotina de saúde pública do município, porém adiantou que a confirmação de raiva é rara. O caso confirmado levou as autoridades a emitirem um alerta à população.
"A raiva é fatal às pessoas, por isso o alerta para evitar o contato voluntariamente. Existe o risco de contato involuntário da pessoa ou do animal com o morcego durante a noite, e neste caso, a pessoa deve procurar a Unidade Básica mais próxima de sua residência ou uma UPA 24 horas", orienta o secretário, esclarecendo que a presença de morcegos em imóveis ou árvores não oferece risco à saúde caso não haja contato com o animal.
O secretário reforçou que, em hipótese alguma, a população deve tentar retirar morcegos de residências ou qualquer outro local. O morcego é animal silvestre protegido por lei, e a tentativa de removê-lo ou eliminar a espécie precisa de autorização dos órgãos ambientais.
"Chamamos ainda a atenção para os cuidados e uso de EPI's (Equipamentos de Proteção Individual) como luvas, óculos e máscaras aos trabalhadores de empresas prestadoras de serviços, como as instaladoras de TV a cabo, desinsetizadoras, telefônicas, rede elétrica, limpeza de caixa d'água", diz.
Quem encontrar um morcego morto ou com comportamento atípico (voo diurno, atividade alimentar diurna, incoordenação de movimentos, agressividade, contrações musculares, paralisias, encontrado durante o dia no chão ou em paredes) deve comunicar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) através do telefone 3901-1176 das 8 às 17h. O procedimento é o mesmo caso animais de estimação tenham qualquer contato com algum morcego.Rosângela Gris/ O Diario

Nenhum comentário: