terça-feira, 23 de abril de 2013

Maringá prorroga vacinação contra a gripe até terça-feira dia 30/04/2013


Devido a baixa cobertura vacinal, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) prorrogou a campanha contra a gripe até a próxima terça-feira (30). Quem faz parte dos grupos definidos pelo Ministério da Saúde e ainda não tomaram a dose da vacina contra a gripe devem procurar uma Unidade Básica de Saúde ou a sede da Secretaria de Saúde de Maringá, das 8h às 17h.

Devem receber a dose: pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, trabalhadores de saúde, presidiários, mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias e pessoas com doenças crônicas.
André Renato/SECOM
Vacinação ainda precisa alcançar quase 60% do público-alvo em Maringá
No último sábado (20), a secretaria de Saúde Maringá realizou o Dia D contra a gripe, quando vacinou 8.229 pessoas. Na Cidade Canção, 36.561 foram imunizados, ou pouco mais de 40% da meta, que é de vacinar 91.039 pessoas.
O secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, lembra que a vacina leva em média 15 dias para garantir a imunidade; dessa forma é imprescindível que a população receba a vacina antes do inverno chegar. "Peço a todas as pessoas que fazem parte do grupo de risco que compareçam a uma unidade de saúde o mais rápido possível, para que haja tempo de ser imunizados. Nossa intenção é atingir a meta que é vacinar os 91.039 maringaenses", afirma.
Alerta
A vacina não deve ser aplicada em pessoas com alergia grave ao ovo e para quem estiver com febre sem saber a origem. As demais pessoas que estiverem nos grupos determinados pelo Ministério da Saúde devem ser vacinados, mesmo se estiverem com gripe ou resfriado. Já os doentes crônicos precisam apresentar comprovante contendo o código internacional da doença e as mulheres com filhos até 45 dias precisam apresentar comprovante com a data do parto.
Doenças crônicas e outras condições clínicas com indicação de vacina para 2013:
1) Doença respiratória crônica: Asma em uso de corticoides inalatório ou sistêmico (Moderada ou Grave); DPOC; Bronquioectasia; Fibrose Cística; Doenças Intersticiais do pulmão; Displasia broncopulmonar; Hipertensão arterial Pulmonar; Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.
2) Doença cardíaca crônica: Doença cardíaca congênita; Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; Doença cardíaca isquêmica; Insuficiência cardíaca.
3) Doença renal crônica: Doença renal estágios 3, 4 e 5; Síndrome nefrótica; Paciente em diálise.
4) Doença hepática crônica: Atresia biliar; Hepatites crônicas; Cirrose.
5) Doença neurológica crônica: Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, Indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; Deficiência neurológica grave.
6) Diabetes: Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos.
7) Imunossupressão: Imunodeficiência congênita ou adquirida; Imunossupressão por doenças ou medicamentos
8) Obesos: Obesidade grau III.
9) Transplantados: Órgãos sólidos; Medula óssea.
Prevenção
A gripe pode ser prevenida com alguns cuidados de higiene como lavar bem, e com frequência, as mãos com água e sabão; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal e, ainda, cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.O Diario

Nenhum comentário: