quarta-feira, 24 de abril de 2013

Menos da metade das gestantes e crianças foi vacinada em Maringá

Segundo a Secretaria de Saúde, até a última terça-feira, 45,9 mil pessoas haviam sido vacinadas contra a gripe na cidade

As gestantes e crianças entre seis meses e dois anos de idade estão entre os grupos menos vacinados contra a gripe em Maringá. Segundo relatório divulgado pela Secretaria de Saúde nesta quarta-feira (24), 1.659 grávidas haviam sido imunizadas na campanha, o que corresponde a 46,2% da meta estipulada.
Entre as crianças, o índice foi um pouco maior, com 3.445 vacinadas para uma meta de 7.175 (48% de cobertura). “A criança precisa do pai ou responsável para ser vacinada. A imunização começa após 15 dias da vacina aplicada, por isso, quanto antes receber a dose, mais rápido surtirá efeito contra a gripe. Reforçamos o compromisso dos pais com os filhos”, disse a coordenadora de vacinas da Secretaria da Saúde, Edlene Aceti Goes.
Situação pior está entre os trabalhadores do setor da saúde. Apenas 3.194 deles foram vacinados, um índice de 38%. Já o grupo mais atendido até o momento foram os idosos, com 29.019 imunizações, um índice de 65%. Em toda a cidade, 45.944 pessoas haviam sido vacinadas até terça-feira (23) para uma meta de 91.039.
Campanha segue até o dia 30
A campanha de vacinação prossegue até 30 de maio, com as doses sendo distribuídas em todas as 27 Unidades Básicas de Saúde (cada posto seguindo seu horário de funcionamento) e na sede da Secretaria Municipal de Saúde, das 8h às 17h. Devem receber a dose gratuitamente os grupos determinados pelo Ministério da Saúde: pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, trabalhadores de saúde, presidiários, mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias e pessoas com doenças crônicas.
Estoques de vacina estão baixos
A reportagem da Gazeta Maringá apurou que em algumas clínicas particulares de Maringá, os estoques de vacinas contra a gripe estão chegando ao fim. Em um dos estabelecimentos pesquisados, as doses devem encerrar até o fim deste mês. Em outra clínica, a previsão é de que o estoque dure por mais 10 dias.
Segundo a enfermeira da IC Vacinas Maria de Lourdes Masukawa, cerca de 150 pessoas são imunizadas contra a gripe diariamente na clínica. “Por enquanto, os laboratórios e distribuidores não têm mais nada para repassar”, explicou.
Em Maringá, a dose é comercializada a um valor médio de R$ 80. No entanto, as empresas não descartam um aumento nas próximas semanas, dependendo do posicionamento dos distribuidores.Gazeta Maringá

Nenhum comentário: