sexta-feira, 17 de maio de 2013

Saúde confirma o quinto caso de morcego com o vírus da raiva


A Secretaria Municipal de Saúde confirmou mais um caso de morcego com o vírus da raiva em Maringá, elevando para cinco o total de registros este ano. Desta vez o animal foi capturado na avenida Sophia Rasgulaeff, nos limites entre os bairros Jardim Alvorada e Vila Morangueira. As outras situações ocorreram na Zona 8.
A confirmação do quinto caso, por meio de exames realizados no Laboratório Central do Estado (Lacen), fez o secretário municipal de Saúde, Antonio Carlos Nardi, reforçar o alerta para que a população evite o contato com morcegos. "A raiva é fatal para as pessoas, e diante da situação de cinco casos, reforçamos o alerta para evitar o contato voluntariamente", orientou Nardi.
Em caso de contato involuntário com o morcego, é preciso procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou as Unidades de Prontos Atendimento (UPAs) que funcionam 24 horas.
Equipes da Secretaria de Saúde estão fazendo vigilância no raio do entorno do local onde o morcego foi localizado e orientando os moradores sobre os cuidados a serem tomados.
A orientação para quem encontrar um morcego morto ou com comportamento atípico (voo diurno, atividade alimentar diurna, incoordenação de movimentos, agressividade, contrações musculares, paralisias, encontrado durante o dia no chão ou em paredes) é comunicar a Secretaria de Saúde por meio do telefone da ouvidoria (156).
A Vigilância Sanitária alerta ainda que em hipótese alguma as pessoas devem tentar retirar morcegos de residências ou qualquer outro local. O morcego é animal silvestre protegido por lei, e a tentativa de remover ou eliminar a espécie precisa de autorização dos órgãos ambientais.O Diario

Nenhum comentário: