domingo, 30 de junho de 2013

Veículos do Paraná recebem novo modelo de lacre

Da Redação
Tecnologia usada para emplacamento evita clonagens e fraudes com carros roubados e não altera o valor do serviço
placas
Os  veículos emplacados no Paraná já recebem um novo modelo de lacre, que evita clonagens e fraudes com carros roubados e permite verificar, de forma rápida e confiável, diversos dados do veículo.
A medida não só atende a determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) como vai além. “O sistema adotado no Paraná, fruto de convênio entre o Detran e a Associação dos Fabricantes de Placas para Veículos do Estado do Paraná, oferece um nível de segurança muito mais alto do que o dos outros estados e sem aumento no custo final ao consumidor”, afirma o presidente da Afaplacas, Juarez Borges Junior.
O Paraná inseriu um QR Code no lacre, que é um código que pode ser escaneado e lido por aparelhos celulares com câmera fotográfica e acesso à internet. Essa tecnologia evita erros de digitação durante o preenchimento do cadastro do veículo no Detran e agrega ainda mais segurança ao sistema.
“O dispositivo indica o local de fabricação, dados de distribuição e da lacração final, que é realizada após vistoria do veículo. Com o lacre numerado, as informações ficam no banco de dados do Detran e do Denatran e permitem um controle da origem e do destino de cada placa. Além disso, é uma ferramenta que traz mais qualidade aos serviços prestados nas fábricas credenciadas”, explica o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná, Marcos Traad.
Segundo ele, o novo lacre, além de evitar clonagem de placas, também reduz os furtos e desvios. Só no ano passado foram registrados 461 casos de clonagem de placas de veículos no Paraná. Traad lembra que em uma única fábrica de placas, entre 2005 e 2012, foram registrados 25.600 boletins de ocorrência por furto de lacres.
Apesar de agregar tecnologia superior à exigida pelo Denatran, a adoção do novo lacre não trouxe qualquer alteração aos preços cobrados do consumidor. “As placas continuam comercializadas como eram antes e os valores também são os mesmos”, diz Borges Junior. A média cobrada pela produção e instalação do par de placas veicular é de R$ 160,00.
“Caso o cidadão identifique notas fiscais de uma mesma empresa com valores diferentes, antes e depois da obrigatoriedade do novo lacre, deve procurar os órgãos de defesa do consumidor e informar a nossa associação”, completa o presidente da Afaplacas.Joice Hasselmann

Nenhum comentário: