quinta-feira, 25 de julho de 2013

CRAS de Maringá recebe nota 10 na avaliação do MDS

O Centro de Referência Social de Atendimento Social (CRAS) de Maringá está entre os melhores do País. Na avaliação feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), o atendimento prestado pelo centro maringaense à população recebeu nota 10. O Índice de Desenvolvimento dos CRAS (IDCRAS) foi elaborado com base em dados do ano passado.
"Isso mostra o trabalho que essa administração vem realizando juntamente com o governo do estado. O CRAS realiza um trabalho muito importante no município que tem o objetivo de prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e ricos sociais e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania", enalteceu o secretário de Assistência Social e Cidadania de Maringá, Flávio Vicente.
Em todo o País, apenas 122 CRAS receberam nota máxima, desses 34 ficam no Paraná - 30% do total. Além de Maringá, as unidades de Araucária (1), Campina Grande do Sul (1), Curitiba (26), Ibiporã (1), Londrina (3) e São João do Ivaí (1) são referências com nota 10.
Dos 547 CRAS existentes no Paraná, 64% - ou 350 unidades - tiveram indicativo superior, com nota entre 8 a 10, segundo o Índice de Desenvolvimento dos CRAS (IDCRAS), divulgado no início do mês de julho. No levantamento anterior, o Paraná aparecia com 14 CRAS entre os melhores do País.
Para a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, a evolução se deve ao assessoramento intenso realizado por técnicos do Estado nos municípios para a implantação dos Planos de Providências e de outras ações e estratégias para melhorar os índices de assistência social no Estado. 

¿Esses números refletem a dedicação das equipes que trabalham lá na ponta, nos municípios. Mas o principal resultado é que este ganho se reverte principalmente em um atendimento de qualidade para as famílias que mais precisam¿, afirma Fernanda Richa.
Porta de entrada

O CRAS é considerado a porta de entrada das famílias à rede de proteção e assistência social. É nesta unidade que é realizado o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Nas unidades, que são geridas pelos municípios, as pessoas recebem atendimento para fortalecer os vínculos familiares, ter acesso a benefícios sociais como o Bolsa Família, entre outros programas, e assim promover a melhoria na sua qualidade de vida.

Nenhum comentário: