segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Decisão judicial determina reabertura das agências do Bradesco

O Bradesco retomou o atendimento à população mesmo durante a greve dos bancários de Maringá. A paralisação, que na semana passada se estendia a 63 agências bancárias, soma agora 47. A paralisação dos funcionários dos Correios também prossegue no Município.
O número de bancos fechados diminuiu, porque, na sexta-feira (27), uma decisão da Justiça encerrou o movimento no Bradesco. “Uma medida judicial com dados mentirosos, que foi acatada sem averiguação da Justiça”, reclamou o vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Maringá e Região, Carlos Roberto Rodrigues.
Além do Bradesco, as agências que ficam no interior de estabelecimentos públicos, como na Prefeitura e no Hospital Universitário (HU), funcionam, mas apenas para trabalhos internos, sem atendimento ao público. Nos demais bancos, as operações essenciais são feitas pelos caixas eletrônicos ou pela internet, mas com restrições quanto ao valor das transações.
O Procon informou, porém, que alguns atendimentos básicos não foram atendidos na semana passada, quando o órgão fiscalizador aplicou R$ 1,3 milhão em multas a sete agências locais.
Reivindicação dos bancários
Entre as reivindicações dos bancários estão o aumento de 11,93% nos salários (5% de aumento real mais inflação projetada de 6,6%); maior participação sobre lucros e resultados; fim das metas abusivas - exigências de mínimo de venda de produtos do banco pelos funcionários; e fim do processo de terceirização nas agências.
Eles também buscam um piso salarial de R$ 2.860,21, valor calculado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) como o mínimo necessário para que o trabalhador possa pagar despesas básicas.
Correios
A paralisação dos funcionários dos Correios chega ao 13º dia nesta segunda-feira (30). De acordo com Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Paraná (Sintcom-PR), cerca de cem trabalhadores (a maior parte formada por carteiros) permanecem sem trabalhar em Maringá.
De acordo com o coordenador regional do Sintcom-PR, Fabiano Perina Celestino, todas as agências em Maringá estão abertas, mas alguns serviços estão comprometidos . “A informação é de que nas unidades a prioridade tem sido o atendimento do Sedex”, explicou.
Os funcionários pedem um aumento de 35% nos salários como ganho real e 7,7% de ganhos sobre a inflação. A empresa ofereceu reajuste próximo a 8% sobre o salário e de 6,27% sobre os benefícios, o que não foi aceito. Os grevistas de Maringá também querem mais segurança. A categoria alerta que é constantemente assaltada porque faz serviços para bancos.
De acordo com o Sintcom-PR, existe a possibilidade de um encontro nesta segunda-feira (30) com a empresa para negociar.Gazeta Maringá

Nenhum comentário: