quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Presidente da CPI do Pedágio diz que documentos das concessionárias mostram lucros “exorbitantes”


por Denise Mello, via portal Banda B
Deputado Nelson Luersen, presidente da CPI do Pedágio, ao analisar documentos de 2001 a 2012, vê lucro exorbitante das concessionárias com uma margem muito acima do previsto  pela lei e do razoável; no período, houve aumento de 317% no valor arrecadado somente pela Ecocataratas; o parlamentar diz que, só esse dado, já justificaria a redução no preço do pedágio; entretanto, na comissão de investigação, ganha força a tese de que o Estado deva encampar as rodovias pedagiadas.
Deputado Nelson Luersen, presidente da CPI do Pedágio, ao analisar documentos de 2001 a 2012, vê lucro exorbitante das concessionárias com uma margem muito acima do previsto pela lei e do razoável; no período, houve aumento de 317% no valor arrecadado somente pela Ecocataratas; o parlamentar diz que, só esse dado, já justificaria a redução no preço do pedágio; entretanto, na comissão de investigação, ganha força a tese de que o Estado deva encampar as rodovias pedagiadas.
O presidente da CPI dos Pedágios, deputado Nelson Luersen (PDT), começou a analisar junto com técnicos os 150 quilos de documentos entregues pela Associação das Concessionárias de Pedágio na última sexta-feira (20). Os documentos, segundo as concessionárias, trazem respostas para 15 questões elaboradas pelos parlamentares em agosto, como balanços patrimoniais, orçamentos de obras, funcionários terceirizados e passagem de veículos por cancela, além dos contratos assinados com o governo do estado. E já nas primeiras análises, o presidente da CPI encontrou dados que, segundo ele, comprovam o lucro exorbitante das concessionárias no Paraná.
“Um exemplo é o da Ecocatarata. De 2001 a 2012, houve um aumento de 317% sobre o valor arrecadado em dinheiro, sendo que o IPCA deste período teve um aumento de 112%. Também nestes 12 anos, foi registrado um aumento de 87% no número de veículos nas cancelas; ou seja, é um lucro exorbitante, com uma margem muito acima do previsto e do razoável. Só um dado assim justifica a redução no preço do pedágio”, afirmou Luersen à Banda B.
O deputado tem certeza ainda que esta mesma prévia vista nas análises da Ecocataratas, vai se repetir nas outras concessionárias. Segundo o parlamentar, todos os dados serão divulgados e não haverá como as concessionárias contestarem os próprios números. “Não vamos trabalhar com suposições, mas com documentos recebidos das próprias concessionárias, só documentos verídicos. E como elas irão contestar os próprios números?”, disse. (mais…)

Nenhum comentário: