domingo, 31 de janeiro de 2016

Após chacina, força-tarefa vai atuar por dez dias em Londrina

 


Em resposta à onda de violência e criminalidade que tomou conta de Londrina e região neste final de semana, o secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita, anunciou uma força tarefa para reforçar o efetivo policial na região.
Inicialmente, a força-tarefa atua pelo período de dez dias que podem ser prorrogados. Equipes da Polícia Militar de cidades próximas a Londrina, juntamente com o Bope (Batalhão de Operações Policiais), Tigre (Tático Integrado de Grupos de Repressão Policial) e o Cope (Centro de Operações Policiais Especiais), intensificam o patrulhamento ostensivo e auxiliam nas investigações dos casos recentes de homicídio registrados de sexta-feira (29) para sábado (30).
“Barreiras e abordagens estão sendo feitas para cumprir mandados de prisão em aberto, buscar a apreensão de armas de fogo, drogas e veículos irregulares para que haja um controle maior nos momentos e locais mais críticos da cidade”, acrescentou o secretário. O trabalho ocorre de forma integrada com a Corregedoria e com o serviço reservado da PM.
Mesquita explicou que já existem linhas de investigação para os casos de homicídio. “Em breve, teremos resultados de polícia judiciária e medidas judiciais para apresentar. Nesse momento, o trabalho está sendo desenvolvido, para que a gente possa afirmar com certeza no momento adequado”.
Videomonitoramento
Mais de 80 câmeras de videomonitoramento de Londrina estão com imagens desviadas para o Centro Integrado de Comando e Controle da Segurança Pública, em Curitiba. “Temos pessoal trabalhando durante 24 horas para cruzar informações de mais de 700 monitorados por tornozeleira eletrônica na região de Londrina com os boletins lavrados em atendimento a ocorrências”, apresentou o secretário.
O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, colocou a Guarda Municipal à disposição para ajudar nas atividades que se fizerem necessárias. “A Secretaria da Segurança Pública deu uma pronta e eficiente intervenção, o que garantiu bastante tranquilidade na última noite, no município”, acrescentou o prefeito.
O restabelecimento de uma situação de normalidade foi reforçado pelo comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato. “Desde sexta-feira, contingentes da PM foram deslocados no intuito de garantir segurança à população londrinense e também para dar uma resposta ao nosso próprio contingente”, afirmou.
Atendendo à determinação da Secretaria da Segurança Pública, o mesmo reforço ocorreu nas equipes da Polícia Civil. “Foram selecionados delegados que têm experiência nesse tipo de investigação. Temos em Londrina uma delegacia com excelência de resultados e que agora recebem esse apoio para esclarecer esses crimes rapidamente”, pontuou o delegado-geral da Polícia Civil, Julio Cezar dos Reis.
Sistema penitenciário
Um ponto salientado pelo diretor-geral do Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen), Luiz Alberto Cartaxo Moura, foi o do trabalho integrado entre os setores de inteligência do sistema penitenciário, das polícias Civil e Militar e do Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (Diep). “Até o momento, não há o menor indicativo de que tenha havido ordem de facções criminosas contra a PM”, disse ele.Paraná Portal

Nenhum comentário: